Gravidez no Mundo das Trevas

por volmer em

Post traduzido do blog da Onyx Path, escrito por Filamena Young, que entre outras, é co-autora de Heirs to Hell. As regras descritas aqui seguem as extensões do God-Machine (WoD 2.0), em especial as Condições, onde traduzi os Beats como Pulsos.


Quando Matt (McFarland) me pediu para escrever em Heirs to Hell, livro de Demon: the Descent, vi que eu tinha a chance de trazer a gravidez para a mesa de forma a contribuir com a história em vez de subtrair dela. Enquanto escrevia o capítulo, percebi que o que eu estava criando não precisava ser apenas uma história de Demon. Caso você queira usar este material, aqui está!

As Condições são simples e fáceis de se incorporar sem ter que atolar a história em detalhes biológicos que nem grávidas da vida real sabem ou sequer se importam. Este não é um guia extensivo para narração de uma gravidez, porque eu nem imagino a quantidade de palavras que eu precisaria para fazer jus ao tema. Em vez disso, estas são condições, ideias e sentimentos comuns a pessoas grávidas em diferentes estágios.

Também não adicionei sistemas de regras para o parto em si. Em minha opinião, o parto é algo que faz mais sentido ser narrado livremente em um jogo do Mundo das Trevas. Não estamos tratando de um artigo acadêmico do espectro completo de como uma gravidez funciona, já que para isso seria necessário um livro inteiro sobre o assunto.

Se você deseja conhecer mais do meu trabalho em jogos envolvendo gravidez, confira meu jogo gratuito dontPush. Apenas leia os avisos primeiro.

Obrigado, e espero que você possa usar isso de forma segura em seu jogo.

Sangue e Beleza: Narrando uma Gravidez

Gravidez e personagens grávidas contam com um histórico sórdido mesmo em RPGs modernos e de vanguarda. A gravidez é usada ocasionalmente como uma punição, infligida em um personagem para imobilizá-lo ou removê-lo do jogo. Até mesmo retratações positivas de gravidez são repletas de mal-entendidos e impossibilidades biológicas que criam limitações desnecessárias no que uma personagem grávida pode e não pode fazer.

Limitar as ações de um personagem raramente é a melhor forma de lidar com uma situação, mesmo uma situação como gravidez, parto e maternidade. Remover um personagem do jogo ou limitar sua participação na história antes do jogador estar preparado pode aliená-lo, bem como alimentar preconceitos sobre grávidas e, por extensão, mulheres como um todo.

Crônicas do Mundo das Trevas deveriam, em cada sessão, encorajar os jogadores a ter mais opções de escolhas, não menos. Estas podem ser escolhas até difíceis, mas limitações que impedem que tais escolhas sejam sequer possíveis são contra-produtivas em histórias empolgantes e poderosas. Assim, gravidez em seu jogo deve ser tratada não como um obstáculo para um personagem, mas como uma nova série de desafios. Se você como  narrador puder manter esse conceito simples em mente, você será capaz de ajudar a contar histórias extraordinárias sobre o medo e o êxtase de trazer uma nova vida ao mundo.

Eis mais alguns conselhos:

  • Converse com todos os seus jogadores sobre este tipo de história. Infelizmente, nos EUA por exemplo, uma em cada nove mulheres já sofreu um aborto espontâneo na vida. Existem boas chances de você conhecer alguém que sofreu um trauma relacionado a gravidez e parto. Por esse motivo, certifique-se de que todos estejam confortáveis em participar de uma história envolvendo gravidez, e também quanto foco essa parte da trama deve receber. Talvez possa ser uma história secundária na crônica onde participem apenas os jogadores interessados. Talvez seja melhor deixar para abordar o assunto com um outro grupo de jogadores. Não seja invasivo: apenas pergunte como eles se sentem sobre esse tema antes de prosseguir.
  • Tenha o jogador em mente. Não inclua gravidez como um foco no enredo de um personagem sem que o jogador tenha concordado. Da mesma forma, um dano no personagem que resulte num dano ao feto ou ao processo de gravidez não deve jamais ocorrer a não ser que o jogador concorde que essa é a melhor opção. Isso não quer dizer que personagens grávidas são à prova de balas, e sim que você deve oferecer ganchos e testes que aumentem a dramaticidade da gravidez, e deixar o jogador decidir o quanto ele quer encarar.

Grávidas fazem coisas incríveis, heróicas e terríveis o tempo todo. A História é cheia de exemplos de mulheres que levaram vidas empolgantes e até mesmo perigosas durante uma gravidez. Se não acredita, confira as histórias de Mary Ann Patten, Isabel I de Castela, e Phung Thi Chinh para ter uma ideia das aventuras que uma grávida pode viver. Gravidez é um conjunto de novos desafios, e não um obstáculo intransponível.

Condições de Gravidez

Uma gravidez não precisa ser expressada mecanicamente para ser descrita com sucesso. Porém, caso jogadores e narradores assim queiram, as Condições a seguir podem ser facilmente usadas na narração. Os detalhes da gravidez em si podem ser narrados de maneira independente a estas regras.


Gênero e gravidez

Gênero é algo abstrato e a expressão de gênero nem sempre tem a ver com capacidade reprodutiva no mundo real. No Mundo das Trevas existem ainda mais tons de cinza. Assim, em algumas espécies (como demônios, lobisomens e magos), com suas origens de outro mundo e a flexibilidade da magia e de seus poderes inatos, o gênero não deve ser barreira ao fato de um personagem poder ou não engravidar. A única coisa que impede um personagem masculino, por exemplo, de ter uma gravidez é se o jogador não quiser seguir essa história. Os pronomes femininos abaixo não são uma oposição a esta ideia.


Primeiro Trimestre (Persistente)

O primeiro trimestre são os primeiros três meses da gravidez. Uma pessoa nesse estágio pode nem notar que está grávida. Ela pode sentir náusea, cansaço e sintomas parecidos à febre. Como resultado dessa fadiga, ela sofre -1 em Iniciativa e em qualquer parada de dados que envolva Vigor.

Muitas grávidas também relatam sonhos extraordinariamente vívidos. Como resultados desses sonhos, a personagem recupera um ponto de Força de Vontade quando ela dorme por quatro horas ou mais.

Experiência: quando você perceber que está grávida, receba um Pulso. Este Pulso só pode ser recebido uma vez neste trimestre.

Resolução: Início do segundo semestre ou fim da gravidez.


Segundo Trimestre (Persistente)

O segundo trimestre é libertador. A grávida se sente energética e criativa. O jogador adiciona um dado às paradas envolvendo Vigor (porém a Vitalidade não se altera). Ela também sofre -2 em todas as ações prolongadas, já que qualquer tarefa pode rapidamente trazer preocupações e pensamentos sobre o futuro.

Experiência: Quando a personagem sente o bebê se mover pela primeira vez, ou se agitar, receba um Pulso. Este Pulso só pode ser recebido uma vez neste trimestre.

Resolução: Início do terceiro semestre ou fim da gravidez.


Terceiro Trimestre (Persistente)

Agora a grávida se vira do avesso. Seus pensamentos assumem silêncio e concentração enquanto ela se prepara para as mudanças próximas em sua vida. Ela recebe +1 nas paradas de dados de Raciocínio e Autocontrole durante este trimestre. Até mesmo seu cérebro se altera para acomodar o crescimento do seu feto, e ela acaba mais esquecida e às vezes confusa. Ela subtrai 1 das paradas de Destreza e Perseverança neste trimestre.

Experiência: Quando a personagem der à luz, em uma cena ou no decorrer da história, receba um Pulso. Este Pulso só pode ser recebido uma vez neste trimestre.

Resolução: Nascimento ou fim da gravidez.