Dicas de Ravenloft
Este texto é uma reprodução retirada do livro Ravenloft – Domínios do Medo (quem não conhece usa o Google). Como eu achei o assunto de relativa importância para a nossa humilde comunidade, decidi postá-lo.
A tradição Gótica
De suas raízes góticas, o cenário de Ravenloft retira elementos de terror e medo que tem fascinado a humanidade através das eras. Aqui vivem os maiores vilões e as mais diabólicas criaturas. Vampiros e lobisomens, bruxas e gatos pretos, fantasmas e espíritos – todas essas coisas abundam na terra das brumas.
Muitos mestres têm dificuldade em capturar o sabor sutil do Horror Gótico. Enquanto qualquer um pode escrever um jogo onde exércitos de zumbis decompostos se batem com os heróis, tal aproximação não possui o drama e o romance sutis que são necessários para uma experiência realmente horrenda. A morte dura apenas um instante, mas o horror pode durar por toda a vida.
Horror gótico cria um mundo de sombras onde os mistérios são tão parte da aventura como monstros assustadores e vilões mortais. Os heróis devem usar seus raciocínios assim como suas espadas se quiserem triunfar. Para isso o mestre deve considerar vários elementos do jogo. Os seguintes elementos têm uma importância especial nas tradições do Horror Gótico.
Desamparo
No Horror Gótico, o herói geralmente confronta criaturas e situações muito mais poderosas do que ele pode lidar sozinho. Jonathan Harker, por exemplo, certamente não é páreo para Drácula.
Ele era uma mosca insignificante que caiu na rede da maior aranha que o mundo já conheceu, Porém em Ravenloft, isso pode ser um pouco mais difícil de conseguir. Um grupo de heróis pode ser uma força muito poderosa. Assim sendo, muito pouco realmente assusta um grupo forte de aventureiros. Porém é importante que mesmo diante de qualquer vilão que eles confrontem, os heróis ainda sintam certo grau de desamparo.
O mestre pode impor um sentido de desamparo nos heróis de varias maneiras. Por exemplo, ele pode planejar uma aventura onde os personagens têm uma chance de usar uma magia ou artefato contra o vilão, apenas para vê-lo nada sentir, como se fosse uma picada de inseto. Tal cena pode abalar os nervos do mais dedicado inimigo do mal.
Isolamento
Este é um dos mais importantes aspectos do Horror Gótico e um que o Mestre pode facilmente incluir em qualquer sessão de jogo. Em sua forma mais pura, o isolamento separa os heróis um do outro e de qualquer esperança de auxílio externo. Um time de Exploradores naufragado em uma ilha habitada por uma colônia de illithids provavelmente não encontrarão nenhum aliado entre essas criaturas vis. Mesmo o "gado" humano nos quais os devoradores de mentes se alimentam não representa uma fonte muito promissora de ajuda e conforto.
O isolamento confronta os personagens com dois problemas distintos que podem abalar a confiança mesmo do maior guerreiro. Primeiro, eles dependem inteiramente de si próprios e de seus recursos. Ninguém está perambulando pelo lugar e dará alguma pista importante. Segundo, eles normalmente não têm como voltar. Se as coisas se tornarem muito difíceis, eles não têm como se retirar para uma posição segura e reagrupar. Eles devem ficar de costas para a parede.
Alienação
De certa forma, alienação lembra o isolamento; porém, em alguns aspectos, é mais assustador. Um grupo alienado de heróis pode se encontrar no coração de uma cidade grande, cercado de pessoas, mas ainda se sentirão longe de serem ajudados. Isso acontece quando os heróis descobrem algo que ninguém acredita ou quando as diferenças culturais os impede de interagir com os locais. As coisas apenas pioram quando os heróis não falarem a mesma língua daqueles que estão tentando convencer. Uma grande variedade de tensões psicológicas pode depender de uma ou de ambas essas técnicas.
Um exemplo de alienação pode incluir um grupo de aventureiros que sabem que o grugomestre da vila é na verdade um vampiro, mas ninguém acredita nas suas afirmações. Ao invés disso, se o brugomestre for um indivíduo muito querido, o alarme dos heróis pode virar a população contra eles.
Contrastes
Qualquer aventura se torna mais excitante com o bom uso de contrastes dramáticos. Quando o Mestre usa essa técnica para descrições, as coisas que parecem completamente felizes durante o dia se tornam assustadores e ameaçadoras a noite. O mal parece muito mais perturbador quando colocado lado a lado com a inocência.
Novamente, o livro Drácula faz uso excelente dessa técnica. A morte de Lucy Westenra, como uma jovem elegante e refinada como era de se esperar, foi suficientemente trágica. Porém, quando ela volta à vida como uma abjeta criatura da noite que ataca crianças pequenas, o verdadeiro horror do que aconteceu se revela.
Ignorância
Um último aspecto importante do horror fica em torno das informações disponíveis aos personagens. Não interessa o quanto os personagens deduzam ou quantas respostas eles descubram, eles sempre devem acreditar que existem outros detalhes importantes que eles desconhecem. Isso pode muito bem ser falso, mas eles devem sempre se sentir que estão esquecendo alguma peça importante do quebra-cabeça.
Se usado corretamente, essa técnica faz os jogadores sentirem que o perigo cerca os personagens. Quem sabe os truques que o demônio que os personagens estão perseguindo preparou para eles? Dúvidas como essa aumentam as sensações de fraqueza e vulnerabilidade dos personagens.
A tradição Gótica
De suas raízes góticas, o cenário de Ravenloft retira elementos de terror e medo que tem fascinado a humanidade através das eras. Aqui vivem os maiores vilões e as mais diabólicas criaturas. Vampiros e lobisomens, bruxas e gatos pretos, fantasmas e espíritos – todas essas coisas abundam na terra das brumas.
Muitos mestres têm dificuldade em capturar o sabor sutil do Horror Gótico. Enquanto qualquer um pode escrever um jogo onde exércitos de zumbis decompostos se batem com os heróis, tal aproximação não possui o drama e o romance sutis que são necessários para uma experiência realmente horrenda. A morte dura apenas um instante, mas o horror pode durar por toda a vida.
Horror gótico cria um mundo de sombras onde os mistérios são tão parte da aventura como monstros assustadores e vilões mortais. Os heróis devem usar seus raciocínios assim como suas espadas se quiserem triunfar. Para isso o mestre deve considerar vários elementos do jogo. Os seguintes elementos têm uma importância especial nas tradições do Horror Gótico.
Desamparo
No Horror Gótico, o herói geralmente confronta criaturas e situações muito mais poderosas do que ele pode lidar sozinho. Jonathan Harker, por exemplo, certamente não é páreo para Drácula.
Ele era uma mosca insignificante que caiu na rede da maior aranha que o mundo já conheceu, Porém em Ravenloft, isso pode ser um pouco mais difícil de conseguir. Um grupo de heróis pode ser uma força muito poderosa. Assim sendo, muito pouco realmente assusta um grupo forte de aventureiros. Porém é importante que mesmo diante de qualquer vilão que eles confrontem, os heróis ainda sintam certo grau de desamparo.
O mestre pode impor um sentido de desamparo nos heróis de varias maneiras. Por exemplo, ele pode planejar uma aventura onde os personagens têm uma chance de usar uma magia ou artefato contra o vilão, apenas para vê-lo nada sentir, como se fosse uma picada de inseto. Tal cena pode abalar os nervos do mais dedicado inimigo do mal.
Isolamento
Este é um dos mais importantes aspectos do Horror Gótico e um que o Mestre pode facilmente incluir em qualquer sessão de jogo. Em sua forma mais pura, o isolamento separa os heróis um do outro e de qualquer esperança de auxílio externo. Um time de Exploradores naufragado em uma ilha habitada por uma colônia de illithids provavelmente não encontrarão nenhum aliado entre essas criaturas vis. Mesmo o "gado" humano nos quais os devoradores de mentes se alimentam não representa uma fonte muito promissora de ajuda e conforto.
O isolamento confronta os personagens com dois problemas distintos que podem abalar a confiança mesmo do maior guerreiro. Primeiro, eles dependem inteiramente de si próprios e de seus recursos. Ninguém está perambulando pelo lugar e dará alguma pista importante. Segundo, eles normalmente não têm como voltar. Se as coisas se tornarem muito difíceis, eles não têm como se retirar para uma posição segura e reagrupar. Eles devem ficar de costas para a parede.
Alienação
De certa forma, alienação lembra o isolamento; porém, em alguns aspectos, é mais assustador. Um grupo alienado de heróis pode se encontrar no coração de uma cidade grande, cercado de pessoas, mas ainda se sentirão longe de serem ajudados. Isso acontece quando os heróis descobrem algo que ninguém acredita ou quando as diferenças culturais os impede de interagir com os locais. As coisas apenas pioram quando os heróis não falarem a mesma língua daqueles que estão tentando convencer. Uma grande variedade de tensões psicológicas pode depender de uma ou de ambas essas técnicas.
Um exemplo de alienação pode incluir um grupo de aventureiros que sabem que o grugomestre da vila é na verdade um vampiro, mas ninguém acredita nas suas afirmações. Ao invés disso, se o brugomestre for um indivíduo muito querido, o alarme dos heróis pode virar a população contra eles.
Contrastes
Qualquer aventura se torna mais excitante com o bom uso de contrastes dramáticos. Quando o Mestre usa essa técnica para descrições, as coisas que parecem completamente felizes durante o dia se tornam assustadores e ameaçadoras a noite. O mal parece muito mais perturbador quando colocado lado a lado com a inocência.
Novamente, o livro Drácula faz uso excelente dessa técnica. A morte de Lucy Westenra, como uma jovem elegante e refinada como era de se esperar, foi suficientemente trágica. Porém, quando ela volta à vida como uma abjeta criatura da noite que ataca crianças pequenas, o verdadeiro horror do que aconteceu se revela.
Ignorância
Um último aspecto importante do horror fica em torno das informações disponíveis aos personagens. Não interessa o quanto os personagens deduzam ou quantas respostas eles descubram, eles sempre devem acreditar que existem outros detalhes importantes que eles desconhecem. Isso pode muito bem ser falso, mas eles devem sempre se sentir que estão esquecendo alguma peça importante do quebra-cabeça.
Se usado corretamente, essa técnica faz os jogadores sentirem que o perigo cerca os personagens. Quem sabe os truques que o demônio que os personagens estão perseguindo preparou para eles? Dúvidas como essa aumentam as sensações de fraqueza e vulnerabilidade dos personagens.