Música e RPG

por viniciusventrue2 em

Ela pode tanto complementar uma ambientação com perfeição como pode também dividir os jogadores e os narradores. Tema polêmico em algumas mesas, a música durante as sessões divide opiniões. Ela causa distração? Ajuda a criar o clima? Causa brigas entre a mesa? Vamos (tentar) ampliar os horizontes dos narradores e jogadores e discutir alguns dos fatos referentes a este tema...

Todos nós, quando estamos jogando ou mesmo narrando, imaginamos nossos personagens e as cenas que acontecem durante uma boa partida como se fossem um filme. Vemos o grupo interagindo, vislumbramos detalhes do cenário, ouvimos os diálogos e como todo bom filme, muitas vezes pensamos em uma boa trilha sonora para acompanhar uma determinada cena.

 

Então, tentamos inserir música durante as sessões para ajudar o clima pretendido a ser alcançado. Entretanto, muitas vezes, isso causa uma irritação tremenda quando a música se torna um motivo de distração para os jogadores, ou causa brigas relativas a gostos e opiniões pessoais. Isso acontece com mais frequência do que imaginamos. Mas, também não podemos esquecer que as vezes a música encaixa 100% com a narrativa (e as cenas) e faz com que ela se torne memorável.

 

Vamos ao trabalho? Sim? Foi o que pensei...

 

1) Conhecer o gosto dos jogadores:

Ajuda muito quando o grupo inteiro gosta de uma determinada banda ou música comum. Isso evita conflitos. Por mais que estas discussões sejam em sua grande maioria, imaturidade e intolerância dos jogadores, é o tipo de situação que pode por horas de lazer divertido por água abaixo e até mesmo causar uma cisão do grupo. 

2) A autoridade do narrador:

Ele desenvolve a história. Ele descreve o momento. Nada mais natural do que ele para decidir que música vai rolar e qual não vai. Claro que os jogadores podem participar da seleção de músicas, porém, o narrador deve manter a palavra final sobre usá-las ou não e em que momento deve fazê-lo.

3) Neutralidade ajuda!

Músicas neutras, feitas apenas para ambientar mesmo, são grandes aliadas. Normalmente, estas músicas não possuem letra (e obviamente não são cantadas, são meramente instrumentais) ou quando são cantadas, são apenas vocalizações simples que não distraem. Muitas vezes, colocar músicas de bandas famosas de rock, ou do gosto da mesa pode fazer com que eles desviem a atenção do jogo e passem a conversar quase que exclusivamente sobre a música (o que atrapalha e muito!). Então, onde podemos encontrar músicas neutras da qualidade do cenário "Mundo das Trevas"?

 

OST - Abreviação para "Original Soundtrack".

 

Se os narradores e jogadores gostam de jogos de survival horror, devem se lembrar que as músicas usadas durante os jogos dispertava sensações e sentimentos apropriados: tensão (comuns em jogos da linha "Dino Crisis" e "Resident Evil"), medo (série "Fatal Frame" e "Silent Hill"), adrenalina (músicas que rolavam durante combates contra chefões), entre tantas outras...

Alguns animes também possuem boas músicas que podem ser aproveitadas em ambientações, como xxxHolic da Clamp, ou Elfen Lied (para maiores de 18 anos apenas!).

As OSTs são fáceis de se encontrar, em um final de semana você pode coletar uma boa quantidade de material e fazer sua própria seleção.

 

Vou deixar alguns exemplos da minha própria experiência prática: 

 

Save Theme - Resident Evil Rebirth OST

Secure Place - Resident Evil 2 OST

Free From Fear - Resident Evil 3 OST

Estas três músicas ambientam bem a sensação de se estar em um refúgio seguro. Quando os jogadores se reunem em seus locais de repouso para planejar seus próximos passos, se nenhuma tensão for atrapalhá-los, estas músicas servem perfeitamente.

 

Surface Tension - Silent Hill 3 OST

Ordinary Vanity - Silent Hill 2 OST

Estas músicas se encaixam bem para ambientar cenários abandonados, misteriosos, ou mesmo mal-assombrados. Elas possuem uma atmosfera apropriada: de medo, um pouco de tensão e depressão suave.

 

Abandoned Pit - Castlevania: Symphony of the Night OST

Muito boa para ambientar explorações ao desconhecido ou catacumbas, locais proibidos, tensos, em que os jogadores sentiram aquela sensação de "ameaça iminente".

 

Espero que todos aproveitem as dicas e descubram mais opções de músicas boas para se utilizar em nossas narrativas que possam vir a complementar este material. Desculpem por quaisquer erros de ortografia que passaram batido durante o texto (pois não fiz revisão), e obrigado pela oportunidade, um abraço a todos.