[Regras da Casa][S&S] Pontos de Bônus

por ErikSeraph em

Não sei o que vocês acham, mas particularmente não gosto muito do esquema de pontos de experiencia do WoD para efetuar a construção de personagens avançados, pois tenho a sensação que não mensuram nem o "poder" e muito menos a experiencia desses personagens avançados; sejam eles PCs ou NPCs.



Todos os livros que abordam os Templates Maiores (Magos, Vampiros, Lobisomens etc...) tem uma passagem para a construção de personagens avançados, onde eles vinculam uma certa quantidade de pontos de experiencia a um nivel de "vivencia" ou "sobrevivencia" dos personagens.

Tomando os lobisomens como exemplo, temos:

Primeira transformação: 0 Pontos de Experiencia
Matilha estabelecida: 35 Pontos de Experiencia
Veterenos de batalha: 75 Pontos de Experiencia
Lordes da sobrevivencia: 120+ Pontos de Experiencia

Em termos numericos, parecem ser muitos pontos quando; porem isso cai por terra quando comparamos essa pontuação com alguns NPCs livro basico como as fichas prontas de Policiais, Membro da SWAT e Caçador de Monstros contidos no livro básico do Mundo das Trevas (como apontado aqui: http://bit.ly/Mms2O6 ).

Após verificar essa distorção entre os NPCs construidos, chega a ser risivel a sugestaão de 75 pontos de experiência para veteranos de batalha.

Mas, se 75 PdE não representa a vevencia de um veterano de batalha, quantos pontos representaria??

200 pontos??

Ou uma pontuação que superasse a dos policiais NPCs do Mundo das Trevas?? ou a pontuação de membros da SWAT??

300 pontos??

ou 500 pontos??

Achei particularmente dificil de mensurar e avaliar o quanto de poder estamos atribuindo a um NPC ou PC avançado com uma quantidade de pontos nessa escala de magnitude.

Lembrei então dos velhos Pontos de Bônus do Storyteller, que era usado para construção dos personagens iniciais, bem como para personagens avançados como os Neofitos Maturados, Ancillas e Anciões do Antigo Vampiro: A Máscara.

Particularmente acho o sistema de ponto de bônus mais mensuravel para a construção de personagens já estabelecidos e avançados.

Tendo isso em mente, elaborei uma tabela de custos para os Templates Maiores do nWoD; tendo como base o mutiplicador usado para cada uma das caracteristicas desses Templates, e adaptando as caracteristicas e interelações das culturas das criaturas.


Segue abaixo os custos para comprar as caracteristicas de cada Template Maior com Pontos de Bônus:

Mortais/Humanos: Custo de Pontos de bônus

Característica.............Custo

Atributo........................5 por ponto
Habilidade....................2 por ponto
Antecedentes................1 por ponto
Força de Vontade.........1 por ponto

OBS: Antecedentes são mais baratos para humanos normais por que eles tem transito, interagem melhor com a sociedade em geral e tem menos problemas inerentes que as outras criaturas sobrenaturais.

Mago: Custo de Pontos de bônus

Característica...........................Custo

Atributo..............................................5 por ponto
Habilidade.........................................3 por ponto
Habilidade especializada.................
3
Antecedentes/Meritos.....................2 por ponto
Força de Vontade..............................8 por ponto
Humanidade......................................3 por ponto
Sabedoria............................................3 por ponto
Gnose..................................................8 por ponto
Arcano Regente.................................6 por ponto
Arcanos Comuns...............................7 por ponto
Arcanos Inferiores.............................8 por ponto
Clasicos...............................................1 por ponto do aracano mais alto*

*Exemplo: Rota Classica -> Encolher/Expandir (Espaço 5, Vida 3 e Matéria 2) custa 5 Pontos de Bônus, porem requer que se tenha cada um dos Arcanos no minimo nos niveis apresentados na Rota.

Changeling: Custo de Pontos de bônus

Característica...........................Custo

Atributo.........................................5 por ponto
Habilidade....................................3 por ponto
Habilidade especializada...........3
Antecedentes/Meritos...............2 por ponto
Força de Vontade........................8 por ponto
Sanidade/Clareza.......................3 por ponto
Wyrd.............................................8 por ponto
Contratos Goblin.........................3 por ponto
Contratos de Afinidade..............4 por ponto
Contratos sem afinidade............6 por ponto

Prometheano: Custo de Pontos de bônus

Característica...........................Custo

Atributo.........................................5 por ponto
Habilidade....................................3 por ponto
Habilidade especializada...........3
Antecedentes/Meritos...............2 por ponto
Força de Vontade........................8 por ponto
Humanidade...............................3 por ponto
Azoth............................................8 por ponto
Transmutação com Afinidade..5 por ponto
Transmutação sem Afinidade..7 por ponto
Bestowments Extra....................7

O jogador pode comprar Transmutações sem seu personagem aprender primeiro os níveis mais baixos (e anteriores) dessa Transmutação.

Mas para fazer isso, ele deve pagar um Ponto de Bônus por nível ausente (saltado).

Exemplo I: Comprar uma Transmutação nível 5 sem ter nenhum ponto nos níveis anteriores, vai custar 5+4 = 9.

Exemplo II: Comprar uma Transmutação nivel 5 tendo só nível 2, custa nesse caso 5+3 = 8.

Vampiro: Custo de Pontos de bônus

Característica...........................Custo

Atributo...........................................5 por ponto
Habilidade......................................3 por ponto
Habilidade especializada.............3
Antecedentes/Meritos.................2 por ponto
Força de Vontade..........................8 por ponto
Humanidade.................................3 por ponto
Potência do Sangue......................8 por ponto
Disciplina do Clã ou Linhagem..5 por ponto
Outras disciplinas.........................7 por ponto
Aneis do Dragão...........................7 por ponto
Devoções........................................2 por ponto de disciplinas empregadas*
Ritual..............................................1 por ponto (nível do ritual)

* Exemplo I: Devoção Visão Arcana (auspicios 2 e Curac 1) custa 6 Pontos de Bônus. Em resumo, soma-se o nível de cada disciplina envolvida na criação da Devoção e se mutiplica por 2 par se ter o custo em Pontos de Bônus.

Lobisomem: Custo de Pontos de bônus

Característica...........................Custo

Atributo......................................5 por ponto
Habilidade..................................3 por ponto
Habilidade especializada.........3
Antecedentes/Meritos.............2 por ponto
Força de Vontade......................8 por ponto
Harmonia...................................3 por ponto
Instinto Primitivo......................8 por ponto
Dom Relacionado*....................5 por ponto
Outro Dom................................7 por ponto
Rituais........................................5 por ponto
Rito.............................................1 por ponto (Nível do Rito)**
Vantage Totem.........................1 por ponto adicional
Renome primario.....................6 por ponto
Outro tipo de Renome.............8 por ponto

*Relacionado a Augúrio, Tribo ou Genérico

** O Itheur, compra 2 ritos para cada ponto de bônus gasto aqui.

O jogador pode comprar Dons sem seu personagem aprender primeiro os níveis mais baixos (e anteriores) desses Dons.

Mas para fazer isso, ele deve pagar um Ponto de Bônus por nível ausente (saltado).

Exemplo I: Comprar um Dom Relacionado nível 5 sem ter nenhum ponto nos níveis anteriores, vai custar 5+4 = 9.

Exemplo II: Comprar um Dom Relacionado nivel 5 tendo só nível 2, custa nesse caso 5+3 = 8.

 

Geist: Custo de Pontos de bônus

Característica....................................Custo

Atributo...............................................5 por ponto
Habilidade..........................................3 por ponto
Habilidade especializada..................3
Antecedentes/Meritos......................2 por ponto
Força de Vontade...............................8 por ponto
Psyche………………..........................3 por ponto
Nova Chave……............…......……10 por ponto
Manifestação……………..........
….... 6 por ponto
Sinergia……………………................3 por ponto