Tabuleiro de Dano e Energia

por Prosaiko em

Olá.

Uma das coisas que sempre me irritou foi o apaga-escreve-apaga dos pontos de Vitalidade, Força de Vontade e Energia (Vitae, Mana, Essência, Glamour, etc.) na ficha de personagem. É um jeito pouco prático de controlar estes pontos e diminui enormemente a vida útil das planilhas, obrigando os jogadores a preencherem outra de tempos em tempos. Especialmente em jogos como Lobisomem, onde os jogadores ganham e perdem Vitalidade frequentemente.

Pensando nisso, bolei este tabuleiro para controle geral dos pontos. Para usá-lo, o grupo precisará do tabuleiro impresso, alfinetes coloridos e uma superfície perfurável para fixar o tabuleiro.

Como Usar:


1. Imprima o tabuleiro. Em formato A4 mesmo.

2. Separa os marcadores.
Cada jogador escolhe uma cor e pega 5 alfinetes desta cor. Certifique-se de ter alfinetes de cores suficientes para todos os jogadores.

3. Prepare uma superfície de apoio.  É importante fixar o tabuleiro sobre uma superfície que permita que os alfinetes se mantenham em pé. Pode ser isopor, linóleo, papelão, EVA, MDF... enfim, qualquer material que permita isso. É recomendável recortar o material em formato um pouco maior que o tabuleiro (35 cm x 25 cm, por exemplo) e fixar o tabuleiro com fita crepe, outros alfinetes ou tachinhas.

4. Coloque os marcadores. Conforme a quantidade de pontos que cada personagem possui, coloque os alfinetes sobre o tabuleiro. Por exemplo, se possui Vitalidade 7, Força de Vontade 5 e Glamour 6, coloque um alfinete da cor que o jogador escolheu em Dano Contusivo 7, Dano Letal 7, Dano Agravado 7, Força de Vontade 5 e Energia 6. Se preferir, pode escrever o tipo de energia que o grupo tem acesso embaixo da palavra "Energia", seja Vitae, Essência, Mana, Glamour, etc.

5. Mova os marcadores. Conforme o personagem perder ou recuperar os pontos durante o jogo, mova os alfinetes nas casas equivalentes a quantidade atual de pontos. Apenas mantenha a atenção quanto a quantidade máxima que cada personagem pode atingir. Observe que as penalidades devido a ferimento estão registradas nas casas 1, 2 e 3 de Vitalidade ("X" representa inconsciência).

6. Fim da sessão. Quando a sessão termina, é o único momento onde vale a pena escrever a quantidade atual de pontos dos personagens, já que é difícil manter o tabuleiro intacto entre sessões.

7. Tabuleiro de NPCs. Opcionalmente, o Narrador pode manter um tabuleiro à parte onde registrará os pontos de NPCs, mas isso pode ser dispensável se quiser manter segredo sobre a condição destes. Não recomendo usar o mesmo tabuleiro para os Jogadores e NPCs para não tumultuar o espaço. É importante manter a clareza dos pontos. Se julgar necessário, faça uma legenda anotando qual cor de marcadores (alfinetes) pertence a cada jogador.

Bom, é isso. Você pode baixar seu tabuleiro aqui.

Não esqueça de passar seu feedback e bons jogos!