O Flautista Aos Portões do Amanhecer

por Fausto_Veloso em

Dizem que em uma vila no interior da Alemanha, há muito tempo atrás, houve uma epidemia de ratos. Em um dia eram dúzias; noutro, centenas. O povo estava preocupado, mas, certa manhã, apareceu um flautista que prometeu ao prefeito da vila que, por uma moeda de ouro para cada rato, ele livraria o povoado de todos os roedores. Surpresos, os habitantes do lugar aceitaram. Então o flautista começou a tocar sua música e, hipnotizados, todos os ratos saíram de seus esconderijos e seguiram o encantador. Ele, sem errar nenhuma nota daquela melodia inebriante, foi caminhando lentamente até o rio, mas, ao invés de passar pela ponte, desceu pelas margens e caminhou até o outro lado. Os ratos, hipnotizados e fora de si, o seguiram e morreram afogados. Contudo, quando o flautista voltou à vila para pegar suas centenas de moedas de ouro, o prefeito recusou-se a pagá-lo. Ele então pegou sua flauta e voltou a entoar aquelas notas transcendentais. No mesmo instante todas as crianças do lugar pareciam estar em transe, meio que hipnotizadas. Todas caminharam inconscientemente até onde flautista estava tocando. Para o horror dos adultos que acompanhavam a cena, ele então começou a caminhar em direção ao rio.

E não houve pedido de desculpas que trouxesse as crianças de volta à vida naquele dia. 

Existem certas músicas que enfeitiçam a gente feito o flautista acima. E não estou falando daquelas que nos deixam em um transe de êxtase feito as batidas tribais do funk carioca ou da música eletrônica. Não. Eu me refiro àquelas melodias que te transportam para outro mundo. Uma viagem muito mais transcendental do que aquela proporcionada pelo ácido. São essas as melhores músicas para compor uma ótima trilha sonora de Mago: O Despertar.

O objetivo deste texto é apresentar algumas das minhas músicas, álbuns e artistas favoritos para jogar Mago: O Despertar. Infelizmente a maioria das sugestões do livro principal não são nem variadas e nem muito boas, o que não significa que não existam excelentes músicas para sua crônica!

Um ótimo critério para selecionar trilhas sonoras para suas sessões de RPG (de Mago ou outros) é priorizar músicas sem letras, o que impede os jogadores de ficar cantando, e isso também elimina as músicas mais conhecidas. Existem exceções, mas talvez eu escreva um post sobre como montar trilhas sonoras depois. Vamos ao que interessa.

1 - Jacob's Ladder Original Soundtrack

https://www.youtube.com/watch?v=-M4ptaEQz8g

Ainda que o livro básico de Mago: O Despertar não nos traga sugestões interessantes de músicas, algumas das sugestões de filmes e seriados. E algumas das trilhas sonoras deles são fantásticas para o jogo. Assisti Jacob's Ladder por indicação do livro e ele se tornou meu filme de terro favorito. A trilha sonora não deixa por menos e sempre uso ela como uma trilha default de todas as sessões. É fantástica e tenho dificuldades para descrever o quanto ela é ótima. É transcendental, e não é dada à linguagem humana a capacidade para descrever o Superno. 



Infelizmente ela é dificílima de achar.


2 - Sorcerer Original Soundtrack

https://www.youtube.com/watch?v=vVeUBeR6tn8

Ok, nem todas as indicações do livro são ruins. A trilha sonora do filme O Comboio do Medo é muito boa. Na verdade, dá para fazer um post inteiro só sobre quais álbuns do Tangerine Dream você deve usar na sua crônica de Mago. Esta trilha sonora é outra que eu gosto de usar como default para as sessões, pois ela transmite muito bem a essência do jogo, independentemente da cena.

Só não se deixe enganar pelo título. O filme não tem nada a ver com magia e Sorcerer é apenas o nome do caminhão que protagoniza o longa metragem.

3 - Juno Reactor - Masters of the Universe

https://www.youtube.com/watch?v=PJ-8ESCFyXQ

Outras músicas, no entanto, são excelentes para certas cenas mas não para todas. É bom estar preparado (leia-se: ter boas músicas à distância de um click) para cenas de ação, de drama, de triunfo, de magia, de Paradoxo, de mistério, de terror, de rock bar e, por que não, de boate.

Esse álbum, e especialmente a faixa homônima, são para mim a única possibilidade de imaginar seres esotéricos em um uma balada ou alguma casa noturna, curtindo a night ou resolvendo problemas místicos nela. Encaixa perfeitamente.

4 - Nox Arcana - Necronomicon

https://www.youtube.com/watch?v=9g7yscUEbwQ&list=PLEB48288B07986B14

Precisa de uma música que mantenha a tensão alta durante um ritual especialmente macabro ou perigoso sendo executado por um jogador ou outro personagem? Tem um álbum inteiro do Nox Arcana (outro grupo musical que merecia um post só para eles) só para isso. Todo ele, inclusive, em torno da mitologia criada por H. P. Lovecraft. Nada mais adequado para Mago.

5 - Aghast - Hexeri im Zwielicht der Finsternis

https://www.youtube.com/watch?v=H1u9axOWQEE

Se você achou que a sugestão anterior foi fichinha de ouvir e que não mete medo algum (mesmo tendo acompanhado as letras), não subestime pois Aghast é barra pesada. Dá medo de ouvir. O grupo é formado por bruxas de verdade e esse álbum foi todo composto e gravado na Floresta Negra, na Alemanha. Tenha muito discernimento ao utilizar este álbum como trilha sonora porque qualquer pessoa descontextualizada que acidentalmente ouça essas músicas ficará muito inclinada a acreditar que vocês realmente estão fazendo um ritual de magia negra, muito negra.

Eu fico até desconfortável de indicar Aghast. Tenho certeza que o que está sendo cantado na música são feitiços, ainda que eu não entenda bulhufas da letra. Então, se você é sensível à essas coisas, faça um favor à sua saúde mental e não ouça (claro, se você for sensível à essas coisas é melhor nem chegar perto de Mago: O Despertar - pior ainda de Mago: A Ascensão - , mas já que está aqui não custa nada avisar mais uma vez)

[Bônus] Profane Grace - The Divination of Souls

https://www.youtube.com/watch?v=jBy6nFXzHp0

Ruídos. Notas longas. Ondulações. Barulhos estranhos e que dão um aperto no peito. Incomodam partes da sua mente que você não conhece, mesmo sem você saber. Sem falar em palavras profanas sendo proferidas em uma voz gutural à beira de algo não demoníaco mas de alguma forma tão alienígena que falta palavras para descrever... algo impronunciável. Quer músicas mais adequadas para o Abismo?

Contudo, mais uma vez, é bom avisar que pessoas mais sensíveis não devem ouvir essas músicas porque elas têm um aspecto ritualístico evidente. Se seu discernimento entre a realidade e a arte ficar prejudicado, não ouça de forma alguma


Bem pessoal, espero que gostem. No próximo post eu pretendo listar no mínimo uma álbum/banda por Senda e deixar outro bônus. 

Aproveito a oportunidade para pedir indicações de vocês também, nos comentários

Até a próxima!