Você sabe o que é SAS?

por volmer em

Descubra como funciona o formato oficial da White Wolf para aventuras, o Storytelling Adventure System, e todas as facilidades e possibilidades que ele tem a oferecer aos seus jogos!

Desde 2007 a White Wolf vem lançando histórias prontas para os seus jogos no formato SAS (Storytelling Adventure System) que são uma mão na roda para narradores adeptos do "plug and play", além de serem facilmente customizáveis. Hoje já estão disponíveis dezenas de aventuras SAS para todos os gostos e sempre com novos produtos chegando. Tendo em vista esse volume de publicações e também a grande serventia do formato para narradores organizarem até mesmo suas próprias crônicas, resolvi desenvolver aqui uma explicação resumida do SAS a partir das informações do guia oficial, disponível gratuitamente no DriveThru RPG: http://rpg.drivethrustuff.com/product/54404/Storytelling-Adventure-System-Guide


O que é um produto SAS?

Como descrito no SAS Guide, as aventuras no formato SAS funcionam como um kit contendo peças que, usadas de acordo com uma lógica apropriada, acabam gerando uma história completa para os jogadores dos rpgs storytelling. Basicamente, o narrador, munido desse produto e das regras descritas nos livros básicos, estará apto a chamar os jogadores e iniciar o jogo. Nada diferente das histórias prontas de rpg até aqui. O ponto interessante no formato é que ele é dinâmico e desamarrado, permitindo ao narrador dar prosseguimento e customizar as cenas da maneira que achar conveniente, inclusive cortando algumas ou alterando seu grau de dificuldade para mais ou para menos.

Personagens

Os personagens das aventuras SAS já vêm prontos, acompanhados de um background histórico com descrições, monólogos, táticas e objetivos pessoais desenvolvidos apropriadamente para a história em questão.

Cenas

As cenas que compõem a história seguem um formato específico, que descrevem eventos discretos, como a chegada e as ações possíveis em um determinado lugar, um encontro com um personagem, um combate. O narrador desenvolve a história dirigindo essas cenas uma após a outra para os jogadores.

Conselhos

Para auxiliar os narradores sobre como levar a história adiante e amarrar as cenas da melhor forma possível os produtos SAS também trazem conselhos específicos, de acordo com a abordagem que o narrador deseje tomar, com sugestões de testes, informações extras e outras dicas.

 

Estrutura SAS

Classificação

Cada aventura SAS recebe clasificações em sua capa para auxiliar o narrador na escolha de uma história apropriada para a sua mesa. Essa classificação é informada através de três fatores:
 

Número de cenas: é a quantidade total de cenas que compõem o produto. Dessa forma é possível ter uma base de quão longa ou curta será a história.
 

Índice MFS (Mental, Físico, Social): o teor dos desafios de uma aventura SAS é medido em três aspectos: mental (mistérios, pesquisas, charadas), físico (cobate, esforço físico) e social (interagir e manipular outros). Para cada um deles é informado um valor entre 0 e 5 pontos.

zero     Sem desafios (sem riscos reais, mas com possibilidades dramáticas)
*          Desafio mínimo (leve chance de perda de recursos)
**        Desafio pequeno (baixo risco ou consquências amenas)
***      Desafiador (chances médias de sucesso, consequências consideráveis)
****    Desafio considerável (risco real, consequências graves no caso de falha)
*****  Desafio extremo (perigo grave com consequências letais ou permanentes)
 
Nível de Experiência: trata do valor ideal de XP que os personagens devem possuir para jogar a aventura. Serve basicamente para o narrador ter uma noção do grau de perigo e dificuldade das cenas, sendo possível a ele aumentar ou diminuir as chances de sucesso dos jogadores.
Níveis:
0 - 34 Iniciante
35 - 74 Aproximado
75 - 119 Estabelecido
120 - 179 Veterano
180 + Lenda

Introdução e Fundamentos

Na introdução do SAS são apresentadas informações básicas sobre o produto com um overview geral da história, contando resumidamente seus principais momentos dramáticos, e uma abordagem pela qual ela pode ser contada. Nessa parte também temos os conselhos ao narrador, descrições de PdM's chave, um fluxograma mostrando como as cenas podem se encaixar e informações relevantes de background.

Cenas

As cenas são a parte mais importante do kit SAS, então normalmente a maior porção do material é voltado a elas. Existe uma estrutura padrão para a definição das cenas, de forma que seja fácil e rápido encontrar suas informações, composta dos seguintes campos:

Índice MFS: são os pontos que indicam os desafios nos níveis mental, físico e social, semelhante ao índice MFS da história completa, já explicado antes.

Overview: uma sinopse da cena, indicando o(s) evento(s) que podem engatilhá-la, bem como o conflito central que a conduz.

Descrição: texto que define a atmosfera da cena e seus efeitos no jogo. Normalmente essa parte pode ser contada para o grupo para ambientá-lo no encontro.

Objetivos do narrador: detalha o papel da cena na história (por exemplo, construir o suspense, desafiar fisicamente os personagens) e o que o narrador deve ter em mente ao conduzi-la. Os objetivos dos antagonistas da cena vão aqui também.

Objetivos dos personagens: o que os personagens almejam conseguir nesta cena?
Algumas vezes esses objetivos serão óbvios, como "Achar a Cripta de Osiris" ou "contar a Edgar sua história", mas outras não (por exemplo, "sobreviver à emboscada de zumbis").

Ações: fornece exemplos completos de como os objetivos da cena podem ser dramatizados. A maioria das cenas possuem uma ação chave que é descrita detalhadamente em termos de regras.

Obstáculos: esta seção oferece uma lista de modificadores que tornam a cena mais desafiadora, mais perigosa ou mais dramática para os personagens. São as circunstâncias da situação ou consequências de cenas anteriores. O narrador pode ativá-los se considerar necesário aumentar a dificuldade naquela cena para os jogadores. Os obstáculos costumam aumentar a duração de uma cena.

Auxílios: Equipamentos, situações ou maneiras inteligentes de resolver um problema que os personagens dos jogadores podem usar para tornar a cena mais fácil para eles. Às vezes os auxílios têm o efeito de encurtar a cena, ou podem dar mais tempo caso os personagens optem por seguí-los antes de executar a ação chave.

Consequências: quando o resultado da cena traz consequências especiais, como uma habilidade sobrenatural temporária ou uma chance de investigação policial posterior, essa seção descreve os detalhes. Também pode detalhar como essa cena pode levar a outras.

Resultados: após as cenas existem sugestões sobre como dar prosseguimento a novas histórias a partir das consequências desta, caso a aventura SAS faça parte de uma crônica maior, bem como sugestões de pontos de experiência para os personagens.

Fichas cênicas: Cada cena na história tem uma ficha própria associada, um cartão que a resume em descrições curtas para que o narrador possa usar suas informações facilmente, mantendo o jogo em foco. As fichas podem ser impressas e recortadas para que o narrador as tenha sempre em mãos, inclusive sendo uma boa estratégia para se ter cenas genéricas para o caso de necessidade, como uma cena de combate, de perseguição, etc. Bem úteis, não? Dica: tendo em vista essa praticidade a Devir disponibilizou para download gratuito em PDF fichas cênicas para o Mundo das Trevas. Mais informações nesse post: https://mundodastrevas.com/zines/noticias-gerais/posts/fichas-cenicas-para-narradores

 

Simples, não? Essa é a estrutura básica de uma publicação SAS, que oferece uma maneira dinâmica de aplicar histórias prontas numa mesa de jogo. Em breve retornarei ao blog postando uma continuação sobre SAS, onde darei algumas dicas sobre como narrar aventuras no formato e também um guia para você transformar suas próprias crôncias em histórias SAS.


Experimente!

No DriveThruRPG existem histórias SAS à venda para todos os RPGs do Mundo das Trevas. Geralmente cada uma custa U$ 6,99. A lista completa das aventuras já lançadas podem ser conferidas aqui: http://rpg.drivethrustuff.com/browse.php?cPath=3848
Pra quem ainda nunca viu algum produto no formato e deseja conhecer, existem os quickstarts gratuitos de Hunter: the Vigil e Geist: the Sin-eaters, que seguem o formato. Você pode baixá-los aqui: http://rpg.drivethrustuff.com/product/56639/Hunter-The-Vigil-Quickstart-The-Hunt e http://rpg.drivethrustuff.com/product/56639/Hunter-The-Vigil-Quickstart-The-Hunt