Vampiro O Réquiem - House Rules sobre XP. [+WoD rules]

por rafaelkain em

Recentemente um amigo meu, Jalmir Reis, me fez atentar para as fichas prontas de Policia, Membro da SWAT e Caçador de Monstros contidos no livro básico do Mundo das Trevas. Após analisar, vimos que a White Wolf simplesmente pirou o cabeção e fez fichas que fogem completamente a lógica do seu jogo por vários motivos. Primeiro porque são muito fortes, e segundo que o XP necessário para chegar àquele nível é simplesmente absurdo, fizemos contas rápidas e acreditamos que o SWAT gastou mais de 200 pontos em sua confecção.

Após isso fomos mais além e comparamos as fichas dos NPCs de Nova Orleans contidas no livro básico do Vampiro O Réquiem, e a situação ficou ainda pior. Nós vimos as fichas de vampiros com menos de 50 anos com pontuação que não seria possível alcançar nem mesmo com 200 pontos de experiência.  Isso realmente me fez rever minha analise sobre o XP.

Resolvemos fazer uma ficha com 300 pontos de experiência. A situação foi frustrante. Quando não lidamos com atributos tudo ficou lindo, mas quando falamos de atributos e disciplinas fora de clã a coisa ficou tensa. Nós pesquisamos sobre XP por idade vimos algumas contas no livro Coterie e mesmo assim não permitia uma lógica compatível.
Saibam que eu, Rafaelkain não sou amante de níveis altos, mas simplesmente, existia algo de errado. Mesmo que decida fazer um jogo com anciões, a pontuação indicada pelo livro não permitia que você chegasse perto das Fichas Oficiais, assim, resolvemos analisar algumas coisas e criamos uma House Rule com base na experiência do jogo Immortals, que possuí uma versão nacional, que é o Highlander – O Chamado feito pelo o blogImaginauta.
Primeiro Passo

Potência do Sangue - Seguindo o Danse Macabre, a Potência de Sangue inicial dos jogadores será com base no tipo de jogo que quero contar. Neófitos começam com 1, Ancilla começa com 2 ou 3 e Ancião começa com 4 ou 5, a depender do jogo. Se ele quiser mais que os pontos de Potencia gratuita, eles gastará dos seus pontos ou XP.
Neófitos possuem de 0 a 50 anos de idade / Ancilla possuem de 51 a 100 anos de idade / Anciões possuem de 101 a idade indefinida

 Eu normalmente defino uma idade base e adiciono alguns d10 anos para cada jogador, assim eles têm idade diferenciada e sem “roubarem”, ficando sempre próximo de completar + 50 anos e ganhar +1 de Potência do Sangue.


Segundo Passo
Pontuação – A pontuação base segue a mesma do livro, porem com adicional de idade. Com base no Immortals, os personagens recebem para cada 50 anos de Abraço os seguintes benefícios:
  • +1 de Atributo
  • +2 de habilidade
  • +1 Especialidade
  • +2 Vantagem
  • +1 de Disciplina

Mesmo assim, os jogadores ainda não chegaram próximos a pontuação dos personagens oficiais e não representou bem o poder dos jogadores. Assim, usamos a segunda regra do Immortals.
Terceiro Passo

Pontos de Experiência Iniciais - O Jogador ganha XP inicial de acordo com a idade do jogador.
  • De 1 a 5 anos: 4 ponto de XP por ano
  • De 6 a 15 anos: 2 ponto de XP por ano
  • De 16 a 40 anos: 1 ponto de XP por ano
  • De 41 a além: 1 ponto de XP para cada dois anos

Exemplo: Irei começar o jogo com um Ancilla, assim tenho 3 pontos de Potência do Sangue Automáticos, meu mestre diz que a idade base é de 51 + 5d10 e consigo 31, ou seja, minha idade será de 82 anos. Meus bônus serão de +1 de Atributo, +2 de habilidade, +1 Especialidade, +2 Vantagem e + 41 pontos de experiência adicional para gastar na ficha.
No caso de Humanos, Magos e Lobisomens, determinamos que esses benefícios seriam concedidos para cada 10 anos de atividade intensa. 


(Só para que tenham uma noção de que não estou exagerando, vamos fazer uma conta rápida. Um grupo que jogue 3x por mês, 8 meses por anos, acumulam em um ano de jogo um total de 96 XP (4 pontos por sessão, sem contar por conclusão de capitulo). Ou seja, é preciso realmente ter uma nova visão sobre esse quesito que não foi bem explanado no livro básico e foi cruelmente revisado nos outros livros).