Um mundo de Danação (Pa. 23 a 25)

por Malphus em

Você não é uma boa pessoa.

Você vive no século 21, durante o qual temos documentado o mal até seus elementos mais repugnantes. Nós não temos nenhuma desculpa para o pecado, porque podemos acompanhar os custos sociais, psicológicos e históricos do mal de ano a ano, dia a dia e às vezes até de uma hora para outra. Temos narrado todos os vícios humanos com mais rumores de escritura, lendas, e homilias. Há taxonomias escuras: listas e advertências que definem a psicopatia, fascismo, e todos os outros favores de malícia, registros em fotos, microfilmes, bancos de dados e transcrições. Nós registramos o modo como os neurônios de um estuprador se acendem e abrimos as covas coletivas deixadas por genocidas. Notamos efeitos mais sutis, também. Nós pegamos corporações roubando países inteiros, enquanto os CEO's riam para si mesmos como sendo "Os Mais Espertos da Sala".

Você já leu sobre o pior dos piores. É nisso que a notícia se concentra, afinal de contas. Você já viu todos os tipos de males. Você sabe o que ele faz com as pessoas. Ainda assim, persiste. Você tolera a fome, a pobreza e a violência, mesmo quando as causas são claras. Interesses nacionais conduzem exércitos em cantos distantes do mundo, mas há lugares com recursos escassos, as pessoas cortando umas as outras com facões e você não está interessado. Há ainda assassinos e racistas, especuladores glutões e policiais corruptos. Você já viu tudo isso antes, mas nunca muda, mesmo quando você sabe como mudar isso.

É que isso será muito difícil, muito arriscado ou você simplesmente não se importam o suficiente?

Pode objetar, se quiser. Você tem uma família para alimentar. Você tem que fazer concessões. Você não pode ser tão bom quanto um santo. Você não pode contar para mais ninguém o que fazer. Os problemas do mundo são muito grandes para uma pessoa, ou mesmo alguns, manusear. Talvez você teria votado para o candidato com integridade, mas o outro cara vai cortar seus impostos, e o que você pode comprar com a justiça? Talvez todas essas coisas terríveis são simplesmente muito divorciadas das suas próprias experiências. Você não sabe por onde começar. Você apenas tenta fazer a coisa certa em sua vida diária, não é?

Talvez, a verdade seja que você nunca foi testado. É fácil fazer a coisa certa quando a coisa errada não é conveniente. Estas escolhas morais nem sequer podem ser classificadas como "boas ações", uma vez que não apresentam nenhum dilema. Talvez você possa se imaginar diante de uma escolha real. Talvez as piores pessoas em ascensão ao poder peçam para  você se juntar ao Partido. Talvez eles ofereçam suborno e você não vai levá-lo. Cada vez, a sua auto fantasia pode fazer a escolha certa, ou privadamente, o errado, apenas pela emoção de desviar-se ou fazer catarse por meio dela. Não importa. Você provavelmente acha que vai fazer o bem caso a pressão se torne um empurrão. Infelizmente, fora da sua esfera de experiência, as pessoas fazem a escolha errada o tempo todo.

Você é realmente melhor do que eles? Malfeitores provavelmente experimentar pressões nascidas de seu ambiente, a pobreza neuroquímica. Finge justiça, mas você simplesmente não sabe o que você faria. Você não tem nenhuma prova. Enquanto isso, de vez em quando você retira um pouco de bondade, apenas um passo pequeno que não pode machucar ninguém. Você ri de uma piada preconceituosa quando as metas não estão em jogo. Talvez você estremeça, mas não queremos causar uma cena. Você a chama de vagabunda burra para um riso rápido, porque todo mundo a odeia também.

Sua vida é cheia dessas pequenas falhas. Não há pelo que se desculpar. Você vive no século 21. Você sabe por que é errado, e onde os seus fracassos morais o levariam se fossem só um pouco mais extremos. A verdade é que você não é uma boa pessoa, ou pelo menos, não perfeitamente boa. Demônios te amam por isso. Eles sabem que você tem o potencial de que eles precisam. Você só precisa do estímulo correto.

Demonologia Multicultural

Esta seção fala sobre a metafísica do mal e como isso afeta a forma como os demônios se manifestam. Não fique com a ideia de que você deve resolver sobre a natureza do mal imediatamente, ou que você tem que aderir a uma forte premissa. Se você quiser misturar e combinar idéias, considere as seguintes opções.

Demônios Mentem: Demônios amam enganar as pessoas. Eles vão dizer qualquer coisa que leve as pessoas ao pecado, mas existe apenas uma verdade. Neste tipo de crônica, a maioria das religiões são falsas e demônios as promovem para tornar a humanidade mais vulneráveis. Esta é uma doutrina real em algumas religiões fundamentalistas e, portanto, tem uma enorme atração cultural. Por outro lado, isso pode realmente ofender o seu grupo de jogo, por isso certifique-se que realmente seria desfrutada uma crônica onde, por exemplo, taoistas estão certos e todo mundo está errado.

O mal é um mistério: Todas as religiões estão erradas. Os demônios têm uma hierarquia que difere da natureza dos escritos humanos, com a possível exceção de alguns tomos ocultos e raros. Se você jogar um jogo com personagens sobrenaturais, a verdade pode ser encontrada dentro de suas mitologias secretas. Se demônios são anti-qashmallim, corruptas emanações Supernas ou os verdadeiros criadores de vampiros, corre o risco de que jogadores alienados sejam impelidos a um conjunto diferente de lendas, mas, ao mesmo tempo, estes fornecem recursos imediatos para uma crônica que indique progresso verdadeiro sobre a natureza dos demônios.

O mal é pessoal: Há demônios diferentes para pessoas diferentes. Se um cristão atrai um demônio, ele serve ao demônio Satan. Se um ateu atrai um, é uma doença mental com efeitos psicóticos. Se você seguir esse caminho deixe a natureza última e imprecisa do mal e concentre-se no que fazer dos demônios em situações particulares. Quando um demônio chega, ele se comporta de acordo com a mitologia dominante. A trama adere às suas regras, e os jogadores podem usar as forças culturais predominantes em seu proveito.

Deleite-se com Paradoxos: a corrupção demoníaca poderia ser capaz de destruir a lógica e a consistência de si. Como um todo, o Mundo das Trevas não tem uma premissa metafísica, a menos que o Narrador decida assim faze-lo. Aceitar as contradições e até mesmo jogá-las para cima, enfatiza o quão frágil a compreensão humana realmente é.