Igreja da Revelação Silenciosa

por abssyntho em

No momento do Despertar, algumas pessoas se perdem em meio as estradas que deveriam levar a uma das Torres Supernas. Como um malabarista em uma corda bamba o recém-desperto vacila e cai. Diferente do malabarista, que sempre encontra o solo (e as vezes a morte), o Mago não encontra nada, pois o Abismo é feito de Vazio, Vazio esse que substitui o sangue em suas veias.

Toledo chorava copiosamente enquanto o caixão era descido. Suas lágrimas contém não apenas tristeza habitual a este tipo de cerimônia, mas certa raiva. Sentia que em parte, era sua culpa os últimos anos de casado terem sido tão insuportáveis. Amelie o amava – ele sabia. Amava como poucas mulheres já amaram um homem. Ele também a amou, só não sabia ao certo quando pôs este sentimento de lado.

As pessoas deixavam o cemitério. Não chovia, pelo contrário, fazia muito calor e o Sol ainda queimava sua testa. Ele estava triste, mas ao contrário dele a natureza não parecia expressar o mesmo sentimento. “Um sinal de que a vida continua”, pensou. Precisava acreditar nisso, do contrário as idéias de morte que o cercavam acabariam levando-o também ao suicídio.

“Entendo sua dor irmão”, disse o desconhecido que acompanhou quieto e à distância todo o enterro. “Presto minhas condolências por sua perda”. Sua aparência era demais estranha, pois era magro como um doente terminal mas guardava certa austeridade. “Sinto sua dor, mas quero que saiba que não precisa aceitá-la”. As palavras penetravam Toledo como numa sessão de acupuntura. “Você pode tê-la de volta”.

 

Fitando o Abismo

O Abismo tem maneiras diferentes de se apresentar. Para os Magos da Mão Esquerda essa máxima esta marcada em sua carne e alma com ferro e fogo. No momento do Despertar, algumas pessoas se perdem em meio as estradas que deveriam levar a uma das Torres Supernas. Como um malabarista em uma corda bamba o recém-desperto vacila e cai. Diferente do malabarista, que sempre encontra o solo (e as vezes a morte), o Mago não encontra nada, pois o Abismo é feito de Vazio, Vazio esse que substitui o sangue em suas veias.

Ao retornar. O Mago está parcialmente corrompido, mas raros são aqueles que desviam o olhar da escuridão. Pelo contrário, fixam-no ainda mais e degeneram por vontade própria. Se eles seguem as vozes que dizem escutar na própria cabeça ou se o fazem para satisfazer seus desejos inconscientes, pouco importa. O fato é: “Se você olhar para o Abismo, ele olhará de volta”*.

Scelesti são comumente associados ao Abismo por questões óbvias. Mas pouco se sabe sobre este Legado e as intenções de seus membros. O grupo na verdade é mais um aglomerado de pequenas facções, cada qual com seu próprio modus operandi, do que um Legado formal, como preferem acreditar os Magos das Ordens.

Alguns decaídos apenas querem incitar violência. Outros dor. Mas os verdadeiramente sádicos sabem que o corpo, por mais frágil ainda pode curar-se. Cicatrizes na alma, essas sim, são profundas e raramente se fecham. Esses insidiosos preferem espalhar a escuridão não pela força, mas pelo medo. Ou pela crença.

 

Revelação Silenciosa

A Igreja da Revelação Silenciosa é uma organização fictícia e que pode ser usada por Narradores de Mago O Despertar em suas crônicas. A idéia mostra uma visão alternativa dos Scelesti – ou de um grupo deles – como facção organizada e devota aos dogmas do Abismo e de seus Deuses.

Estas deidades, aliais, são assim referidas por conveniência. Não há entre as línguas humanas um termo capaz de designar tais entidades. São habitantes de lugar nenhum. Seres sem forma, vindos da não-existência. Pensam não pensando e seus sonhos incidem sobre indivíduos sensíveis, os únicos capazes de perceber seus tentáculos sobre nosso mundo.

Os membros da Igreja se consideram apóstolos destes seres. Para eles a ‘Revelação Silenciosa’, aquela sofrida durante o Despertar é um ato de compaixão libertário. Uma vez quebrado os grilhões que prendem os humanos dentro da caverna, estes tornam-se verdadeiramente livres e cientes de sua própria condição de ex-cativos. Mas diferente do proposto por Platão** , o Sol do lado de fora da caverna não aquece, esfria. Não há Sol, apenas uma vastidão negra, incomensurável, capaz de engolir toda e qualquer luz.

Uma vez frente a essa Verdade, o homem comum abraça o vazio interior jogando no ralo quaisquer vestígios de moralidade e ética. O próprio conceito de indivíduo – criado e mantido pela sociedade – dá lugar a um agente de seus próprios desejos. É nesse momento que uma fome indescritível toma conta do ser, não uma dependência por comida mas a necessidade de saciar vontades perversas do Id, mantidas longe da superfície por um Super-Ego opressor, e agora morto.

Mas a morte do Super-Ego é tanto uma libertação, quanto uma nova prisão. Ela esconde numa falsa sensação de liberdade e o declínio do próprio Ser. Ao afundar-se cada vez mais em perversões, o homem comum degenera a um estado primitivo e animalesco. Vivo apenas para alimentar seus instintos por sexo, comida e autopreservação. Tudo aquilo que o caracterizava como pessoa se foi. Engolido pelo Abismo da mesma forma que a luz.   

 

Os Apóstolos da Revelação

Para que a Revelação Silenciosa chegue aos ouvidos do Mundo, os Magos da Igreja exercem um papel fundamental. São os Apóstolos da Revelação, homens e mulheres Despertos com um único objetivo: espalhar a Verdade aonde ela possa ser ouvida e sentida. Normalmente, os Apóstolos buscam por almas já condenadas, como suicidas, maníacos, usuários de drogas, prostitutas e qualquer um que ande à margem da sociedade. Para essas pessoas é mais fácil aceitar a Revelação Silenciosa, pois sentem seu toque no dia-à-dia.

Mas as almas mais valiosas são aquelas presas no fundo da caverna, onde a ilusão da realidade é mais forte. Pessoas bem sucedidas, intelectuais e membros importantes da comunidade vivem a ilusão mais intensamente, pois dependem do conforto que nela encontram. Mas mesmo eles em um ou outro momento da vida, percebem o toque da Verdade. Esse toque pode ser um tapa nas costas – acontecimento ocasional como a morte de um ente querido em circunstancias misteriosas – ou um verdadeiro tapa na cara – quando vítima ou autor de ato extremo de violência a si mesmo ou à terceiros. Os Apóstolos normalmente preferem a segunda opção e cuidam pessoalmente para que ela aconteça.     

Eventualmente, Magos da Mão Direita também encaram a Verdade. Os mais destemidos lutam contra ela, os pobres de espírito à favor. Mesmo para um ser Desperto, ser tocado de leve pelo Abismo é uma experiência traumática. Alguns, jamais voltam a ser o que eram e desenvolvem manias, desvios de personalidade ou fobias. Apenas alguns Magos realmente corajosos (ou loucos) se dispõe a enfrentar os Apóstolos em seu próprio território, combatendo Verdade com Verdade.

As Reuniões

A Igreja da Revelação Silenciosa não atua exatamente como uma Instituição oficial (à menos que o Narrador assim prefira). Os membros fazem suas reuniões em locais isolados como choupanas em meio ao bosque ou em mansões privativas onde apenas credenciados têm acesso. Os Apóstolos da Revelação – também chamados Apóstolos Negros, dada a vestimenta escura usada durante os sermões – são os líderes de cada congregação, reunidos em grupos de 3 a 5, enquanto o número de fiéis varia bastante. Congregações menores, com no máximo 2 Apóstolos, podem ter até 10 membros, enquanto as maiores, com até 5 Apóstolos, chegam a uma centena.

Nestas reuniões os Apóstolos pregam a Verdade para os fiéis, que em seguida são convidados a compartilhar suas experiências. Durante a pregação, mágica chega a ser usada para tornar ainda mais vívida a experiência. É importante deixar claro que os Apóstolos não usam dela (mágica) para angariar seguidores, a entrega ao Abismo precisa ser feita de livre e espontânea vontade – embora os arautos da Verdade gostem de criar as circunstancias para que a revelação ocorra.       

À medida que a degeneração dos fiéis se acentua as reuniões assumem contornos cada vez mais caóticos. Ao invés de compartilhar experiências, os fiéis as demonstram com vítimas previamente seqüestradas. Assassinatos, torturas, estupros e outras formas de violação são comuns. Quando isso acontece, os Apóstolos deixam o lugar e vão pregar a Verdade em outras comunidades. Naquele momento seu objetivo foi atingido, pois os fiéis, em seu êxtase hão de disseminar o caos por toda cidade, praticando os atos mais vis sem qualquer pudor ou arrependimento.   

 

Usando a Igreja da Revelação Silenciosa

A Igreja é má, ponto final. Seus membros – sejam os Apóstolos Despertos ou os fiéis Sonâmbulos – tem como objetivo único alimentar o Abismo que tanto idolatram. Suas ações resultam sempre em percas para os dois lados, mais o pior é a ferida que abrem em todos com quem entram em contato. A Revelação, uma vez proferida é como um câncer-vírus que se espalha de alma em alma, deformando, corrompendo e contorcendo. Às vezes é difícil combatê-los pois costumam camuflar suas atividades muito bem. Um maníaco em serie pode ser apenas mais uma pobre alma atormentada, mas um grupo provocando caos nas ruas é um sinal que não se pode ignorar.

Quando Magos da Mão Direita suspeitam da presença de membros da Igreja da Revelação, devem agir rapidamente para conter a ameaça. Informar seus superiores é a orientação imediata, mas quando a espera por resposta se mostra longa demais é dever de todos combater esse mal. E é justamente nesse ponto que a ânsia de fazer o bem pode trazer graves conseqüências.

Quando se combate o mal, deve-se evitar usar de armas semelhantes, pois a raiva e o ódio são um caminho certo para a Húbris. É isso que torna a Revelação Silenciosa algo mais que uma doutrina. É um parasita resiliente e niilista que infecta o espírito decompondo-o lentamente.

 

Idéias para crônicas

1) A morte de recém-nascidos numa maternidade local levanta suspeitas sobre um dos enfermeiros locais. Os Magos da cidade desconfiam de algum obscuro ritual Scelesti e partem em busca do enfermeiro desaparecido. Ao encontrá-lo, este trás uma terrível revelação: a de que as mortes foram encomendadas pelos próprios pais, membros de um culto misterioso.

2) Jovens do subúrbio são seduzidos por uma nova droga no mercado. A “Revelação”, como é conhecida, deixa os jovens em estado de incrível violência, levando-os a cometer atos bárbaros. Com o tempo, o vicio na “Revelação” os levam a experimentar formas cada mais intensas de provocar dor.

3) Um revendo local tem tirado o sono de inúmeros homens de família. Conhecido e amado na comunidade, o sacerdote iniciou uma vigília pelos excluídos que envolvem sermões noturnos da qual participam apenas esposas e filhas. Incitadas pelas palavras do reverendo as mesmas passam a marcar seus corpos como uma prova de fé, pois sendo o corpo a casa de deus, não cairá jamais, não importa o dano sofrido.  

 

Palavras Finais

Mago o Despertar é um jogo para adultos. Os temas tratados podem ser perturbadores para algumas pessoas. Se você acha tais temas ofensivos procure outras formas de entretenimento.

É mais ou menos essa a mensagem gravada na capa do Livro básico. Mago é um jogo cheio de temas. Alguns deles incluem Fé, Esperança e Heroísmo; outros falam abertamente de Violência, Vingança e Morte. A relevância que estes e outros conceitos terão em sua mesa de jogo só depende de você (Narrador) e de seus jogadores.

Mas seria impossível escrever sobre os Apóstolos Negros e sua Revelação Silenciosa sem tocar em temas tão fortes. Ao descrever a Igreja da Revelação Silenciosa, o intuito é apenas de oferecer uma opção diferente e instigante de organização no cenário de jogo. Um grupo que deve ser combatido não apenas por suas idéias divergentes e autocráticas (como é o caso dos Profetas). Se os Magos da Mão Esquerda venderam sua alma em troca de poder e os Scelesti são sua pior representação, então os Apóstolos e tudo em que acreditam deveriam ocupar um degrau acima (ou abaixo) na escala de degeneração.

Use o que funciona na sua mesa e descarte o resto. No final a crônica é sua.

 

...

* “Se você olhar para o Abismo, ele olhará de volta”. Nietzsche. Além do Bem e do Mal.

** Mito da Caverna. Platão.