Ficha: Planejamento de Capítulo da Crônica

por Malphus em

1 - Ficha para planejamento de Capítulo da Crônica: Esta ficha é o que eu uso para planejar os jogos de vampiro. No alto existe um espaço para colocar o número do capítulo e se nome. Depois segue um espaço para as seguintes descrições:

Enredo Básico: onde se costuma descrever os conflitos, tom e temas centrais do capítulo e sua possível resolução. 

Pessoas, Locais, Objetos
: se destina a listagem de npc's, locais importantes ou objetos importantes que ocupam lugar de destaque na crônica. Os locais podem ser cenas de crimes, casas assombradas, locais de poder, etc... enquanto objetos podem ser relíquias importantes ou mesmo ancoras de fantasmas, espíritos ou mesmo demônios.

Facções
: lista que tipo de organizações podem vir a se envolver com os acontecimentos do capítulo, enquanto o espaço a direita Descrição do Envolvimento pretende prever a maneira com que a facção vai reagir aos conflitos do capítulo caso se envolva. 

Tendo estas informações básicas, segue uma listagem de Cenas (01 a 15) para planejar melhor o desenvolvimento do jogo. No espaço ao lado a descrição central da cena. 

Thumb craniovampire 225x300Reflexões nas Cenas: eu costumo usar pra indicar em quais das cenas listadas a cima vou fazer uma pequena parada em forma de narrativa pra introduzir alguma reflexão, informações históricas, ou mesmo elementos de drama que compõem o tema do capítulo em questão. Incluo isso de formas muito diversas, podem ser pensamentos de um personagem, ou npc, uma música que passa no rádio seguida de narrativa, etc...

No espaço destinado a Eventos Menores costumo indicar alguns acontecimentos que podem aparecer em determinada cena, que não pertencem ao capítulo presente, mas que podem vir a se tornar o foco do capítulo futuro, ou podem até estar presentes graças as consequências de escolhas dos jogadores em capítulos passados. Isso deixa a crônica um pouco menos compacta e sempre garante espaço para pequenos desvios que as escolhas dos jogadores podem causar no tema central do capítulo.

Possibilidade de Continuação
: tenta prever de que forma as escolhas dos personagens podem afetar os capítulos seguintes da crônica. Talvez o antagonista fuja com vida, ou quem sabe ele foi morto mas vai se tornar um fantasma, ou é capturado mas enche os jogadores com falsas informações, etc...

Espero que gostem! O link para download está na parte sublinhada lá em cima.

Thumb ficha de cap tulo