Crônica do Deus Máquina: Virtudes e Vícios

por Malphus em

Virtudes e Vícios


As regras abaixo atualizam aquelas encontradas nas páginas 100 a 105 do livro básico do Mundo das Trevas. Ao invés de escolher a sua virtude e vício das listas apresentadas, o jogador deve definir as mesmas de forma personalizada, em conjunto com seu narrador. Os critérios para a criação de sua virtude e vício são os seguintes:

  • Tanto a virtude quanto o vício devem ser adjetivos que descrevam traços de personalidade. Qualidades físicas (“desleixado” por exemplo) não são apropriadas.

  • No mesmo sentido, adjetivos que descrevam Atributos, Vantagens ou Perícias também não servem. “Forte” ou “Vigoroso”, por exemplo.

  • A virtude de um personagem deve ser algo que lhe dê um grande sentido de auto-afirmação, mas também algo que ele possa ignorar com alguma frequência. É sua qualidade salvadora, uma característica que seria muito mais evidente se ele não vivesse no Mundo das Trevas. Ela deve ser difícil de ser praticada, e fazer o personagem se sentir bem consigo mesmo quando ele se dedica a ela.

  • O vício de um personagem, por outro lado, é uma fonte de conforto temporário e uma distração do mundo real. Um vício deve ser uma saída fácil, como um valentão que se dedica ao abuso para evitar seus próprios medos, ou um alcoólatra que bebe para esquecer.

  • Os termos escolhidos para a Virtude e o Vício de um personagem não podem ser iguais, mas apenas para o mesmo personagem. Um personagem pode ter a virtude “Ambicioso”, enquanto outro possui o mesmo como vício, por exemplo.

  • Virtude e Vício não estão relacionadas com a Integridade. Você não pode escolher “Moral” como sua virtude, “Imoral” como seu vício e outros adjetivos semelhantes. Mas é possível, sim, sofrer um ponto de ruptura em sua Integridade mesmo se o personagem estiver agindo de acordo com a sua Virtude.

  • Personagens não são obrigados a manter a mesma Virtude ou Vício por toda a sua vida, mas não se deve transitar facilmente entre eles ou substituí-los. Ambas as características representam o personagem enquanto um indivíduo, na sua forma mais básica.

  • Toda a trupe de jogadores deve concordar com as Virtudes e Vícios em jogo. Pelo motivo de que eles são a forma mais comum de se recuperar Força de Vontade durante o jogo, Vícios em particular indicam como um jogador pretende interpretar seu personagem durante a crônica. Se o Vício que você escolheu deixa outro jogador desconfortável, você deveria escolher outro.

Múltiplas Virtudes e Vícios


Até o mais imoral dos personagens ainda possui alguma Virtude, e mesmo o mais puro dos santos ainda sofre com a tentação de um Vício. Dito isso, alguns personagens decaem tão profundamente ou dedicam mais de si mesmos para o bem comum que passam a possuir uma segunda destas características, representas em jogo pelas seguintes Vantagens:

Virtuoso (**)

Efeito: Seu personagem é um ponto de luz no Mundo das Trevas. Ele possui duas Virtudes. As limitações sobre quantas vezes ele pode recuperar pontos de Força de Vontade continuam valendo, mas é você quem decide qual Virtude será utilizada.

Consumido por Vícios (**)

Efeito: Seu personagem é um dos piores exemplos do que a humanidade pode oferecer ao Mundo das Trevas. Ele possui dois Vícios, mas só pode recuperar um ponto de Força de Vontade por cena em que se entregue aos seus baixos instintos.

Exemplos de Virtudes


Esperançoso: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem se recusar o desespero, se colocando em risco na expectativa de um amanhã melhor.


Apaixonado: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem enfrentar perigos em nome de sua paixão; seja uma pessoa, um grupo, uma instituição ou um ideal.

Honesto: Recupere toda a sua Força de Vontade quando for perigoso para seu o personagem se recusar a mentir.

Humilde: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem desiste de uma oportunidade de ganhar poder ou status que poderia resolver seus problemas imediatos.

Confiável: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem mantém a sua palavra, mesmo quando subtendida, e mesmo quando sua promessa o coloque em risco.

Leal: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem se puser em perigo por se recusar em agir contra os interesses de seu grupo escolhido.

Ambicioso: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem se arriscar para alcançar o seu objetivo de longo prazo, a missão que foca a sua vida.

Justo: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu senso de justiça lhe atrapalhar os seus próprios objetivos.

Pacífico: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem resolver um conflito potencialmente violento sem derramamento de sangue.

Generoso: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem perder um recurso precioso e se colocar em risco, em nome de sua caridade.

Defensor: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem confrontar a hipocrisia e o mal onde quer que ele o encontre, e para o inferno com as consequências.

Corajoso: Recupere toda a sua Força de Vontade quando a bravura de seu personagem lhe causa uma situação de perigo.

Paciente: Recupere toda a sua Força de Vontade quando o seu personagem for pego desprevenido por ter passado tempo demais planejando sua ação. O Mundo das Trevas não espera por ninguém.

Exemplos de Vícios


Pessimista: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem se recusar a agir em uma cena por pensar que qualquer esforço de sua parte seria inútil.

Odioso: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem passar uma cena assediando o alvo de seu rancor; seja uma pessoa, grupo ou etnia.

Mentiroso: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem insiste em uma mentira mesmo quando outras pessoas tiverem a oportunidade de descobrir a verdade.

Arrogante: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem aproveita uma oportunidade de expressar sua superioridade perante outras pessoas.

Traiçoeiro: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem quebra uma promessa sem uma boa justificativa.

Desleal: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem trai a confiança de uma pessoa ou grupo específico, mas tenha cuidado ao usar este Vício contra os personagens da trupe de jogadores.

Ambicioso: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem buscar melhorar seu status social em detrimento de outras buscas mais úteis para a crônica.

Cruel: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem vitimiza alguém em seu poder sem necessidade.

Violento: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem resolve uma cena usando de violência desnecessária.

Ganancioso: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem nega um benefício a outro, tomando-o para si mesmo.

Corrupto: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem faz mau uso de seu status ou influência sobre um grupo em benefício próprio ou de outro grupo interessado.

Covarde: Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem convencer outro a assumir um risco, ao invés dele mesmo sofrer as consequências.

Ansioso:
Recupere um ponto de Força de Vontade quando seu personagem inicia uma cena perigosa por ter tomado uma ação impensada.

OBS: Lembrando que esta postagem é um trabalho de resumo e tradução do Rodrigo, eu estou apenas fazendo as postagens - como já expliquei na capa do zine. Logo estaremos postando sobre regras de Experiência e 'Atos', aguardem.