Taças e suas propriedades

por abssyntho em

O livro básico de Mago: O Despertar fala sobre como os Magos utilizam as Taças como combustível para suas magias, mas atem-se apenas ao conceito da mesma. Para aqueles jogadores e narradores que gostam de incrementar suas partidas segue, dicas de como personalizar as Taças ao definir propriedades diferentes de acordo com sua origem.

Minerais

As mais comumente encontradas na área de um Sacrário. Normalmente o Mana fica preso em rochas e cristais, o que lhes torna boas baterias de energia mágica. O Mana retido num destes objetos pode – em tese – ser guardado indefinidamente, por isso muito magos extraem tais taças armazenando-as no oratório, ou trazendo-as consigo mesmo. Uma vez de posse de uma taça mineral, o mago pode canalizar o Mana ali existente para alimentar uma magia. Normalmente se segura a pedra/cristal ou se mantém o mesmo próximo ao corpo; ou usam-nas como componentes de rituais, substituindo pedras “mundanas”, por estas abençoadas pelos Reinos Supernos. Não é possível extrair o mana direto para sua reversa de Mana a menos que faça uso de Primórdio 3.

Vegetais

Um pouco mais raras do que as minerais, são encontradas em Sacrários localizados em regiões rurais ou onde a vida natural seja abundante como no leito de rios, orlas das praias, parques etc. Normalmente, a taça imbui frutas, flores, sementes, raízes ou mesmo plantas inteiras. Diferente da taça mineral, as do reino vegetal não possuem duração indefinida, devendo ser usadas antes que a decomposição atinjam-nas. Por outro lado, este tipo de taça pode ser ingerido, o que permite renovar a reserva pessoal de Mana do mago. Algumas delas também podem ser usadas para abastecer diretamente uma magia, mas somente quando usadas como componente do feitiço. Isto só é possível se a taça for uma planta comumente associada à bruxaria como verbena e beladona (plantas com uma afinidade natural a mágica).

Água

Apesar de ser uma taça mineral a água, contem algumas propriedades semelhantes àquelas das taças vegetais, o que faz esse tipo ferramenta ser muito procurada. A água encantada/pura/sagrada pode ser armazenada por tempo indeterminado sem que o mana ali contido se esvaia. Ela também pode ser ingerida, permitindo que o mago abasteça diretamente sua reserva pessoal. A água é amplamente usada na mágica, em rituais variados como os de batismos e purificação, por isso ela também pode ser usadas para abastecer diretamente uma magia, mas somente quando usada como componente do feitiço.

Animais

Taças deste tipo são as mais raras – e valiosas. Por sua natureza transitória, de não ocupar a mesma região por longos períodos de tempo é difícil para um animal acumular Mana por tempo suficiente ao ponto de tornar-se um receptáculo para energias Supernas. Mas quando isso acontece – como, por exemplo, quando um animal nasce e cresce dentro da área do Sacrário – isso gera um tipo de taça bem particular. O animal que se torna uma taça mantém um contato direto com a natureza do local que o encantou, por isso, o Mana contido nele nunca se esvai, desde que ele visite o local com certa freqüência. O Mago pode recuperar seu Mana fazendo uma Oblação na presença da taça animal, ao invés do espaço físico do Sacrário. Taças animais são muito procuradas para a criação de Familiares, isso garante um vinculo permanente entre a criatura e o mago, que de outra forma precisa ser domada ou capturada. Sacrificar uma taça animal para consumir seu poder, também é possível. Neste caso, o Mago não recebe os pontos de Mana normalmente concebidos pela Oblação, ao invés disso a criatura gera 3 pontos de Mana por nível de Vitalidade – semelhante ao que ocorre com a Purga do Padrão. Tenha em mente que diferente da Purga convencional, trata-se de um sacrifício, portanto é preciso matar a taça animal para libertar o efeito. Scelesti são muito conhecidos por usarem seus recursos na caça de taças animais – e por ventura dos Sacrários que lhes deram origem – para em seguida sacrificá-los brutalmente em nome dos seus Deuses do Abismo.