Review: Mummy the Curse versão impressa

por volmer em

Após financiar o bem-sucedido crowdfunding de Mummy: the Curse, finalmente pude pôr as mãos na edição impressa especialmente para os apoiadores da campanha. No período de arrecadação de fundos, que durou até 10 de janeiro do ano passado, foram arrecadados mais de US$ 104.000, mais que o triplo do seu objetivo inicial. Entre os diversos valores e recompensas disponíveis, contribuí como um “Screened Arisen”, o que me garantiu o livro físico, a versão em PDF e também o escudo do narrador, entre outras coisas.

Thumb img 20140104 141755Mummy: the Curse foi lançado no primeiro semestre de 2013, estando disponível desde então para compras digitais no DriveThruRPG. A edição impressa do crowdfunding, porém, sofreu consecutivos adiamentos para ser liberada, vezes por conta da gráfica, outras por complicações de exportação, o que fez com eu pusesse minhas mãos no livro somente no final do ano, mesmo já tendo acesso ao seu conteúdo em PDF há tempos. Portanto, me limitarei neste review a comentar os detalhes do compêndio físico.

Conforme divulgado, a intenção foi dar a Mummy, primeiro game do Mundo das Trevas lançado desde Geist: the Sin-eaters, uma impressão especial semelhante aos demais jogos. O livro possui capa dura e páginas em duas cores num papel de boa gramatura. Graças aos fundos adicionais adquiridos na campanha, também foram adicionados marca-páginas, laterais douradas e logo em alto relevo.

Thumb img 20140104 141931Apesar dos atrativos, o resultado final é apenas razoável. O exemplar “deluxe” de Mummy: the Curse não se sobressai quando comparado à qualidade dos demais core rulebooks. Na verdade fica a desejar em alguns pontos, principalmente em relação ao acabamento da capa dura, mais fina, simples e com uma aplicação de resina um tanto ordinária. Geist: the Sin-eaters, que possui a melhor qualidade de capa encontrada no Mundo das Trevas em minha opinião, fica bem à frente.

Thumb img 20140104 141950O interior do livro, impresso em preto e dourado, tem uma boa impressão e ilustrações originais excelentes. O marca-páginas é um adicional bastante útil para leitura. No final, são listados os nomes de todos os apoiadores do crowdfunding (eu incluso!).

Thumb img 20140104 142235A verdadeira decepção é o escudo do narrador. De longe, é a peça de pior qualidade já feita para a linha, muitas grandezas inferior aos escudos dos outros jogos. Trata-se apenas de um laminado de papelão muito fino, dobrado em três folhas. Só. Posto lado-a-lado com o escudo de Hunter: the Vigil, por exemplo, o faz parecer apenas parte da embalagem de alguma outra coisa, tamanha a diferença. Algo tão simplório deveria ser enviado de graça para os apoiadores do projeto, Thumb img 20140104 142513como o catálogo da Onyx Path enviado no pacote que possui uma qualidade superior ao próprio escudo.No fim das contas, é bom poder adicionar Mummy à estante, junto aos demais títulos (exceto o escudo, que se perde de tão fino entre os livros). O conteúdo da obra, como já sabemos, é excelente. Resta agora aguardar a impressão de Demon: the Descent, o crowdfunding mais recente que, espero, receba uma melhor atenção em sua modelagem física.