Vampiro: o Réquiem – 2ª Edição Brasileira

por volmer em

O mesmo livro em uma roupa nova. Conheça todas as novidades que acompanham a segunda edição tupiniquim de Vampiro: o Réquiem.

Vampiro: o Réquiem é o subuniverso mais conhecido do Mundo das Trevas. Foi o primeiro jogo da série a ser lançado no Brasil, aterrissando por aqui no final de 2007 e trazendo às mesas de jogo um cenário de horror vampírico mais profundo que qualquer outro já visto. Após quase quatro anos de histórias sangrentas é a vez da sociedade dos amaldiçoados ganhar um novo abastecimento de seu módulo básico: a Devir Livraria acaba de lançar Vampiro o Réquiem – 2ª Edição Brasileira.

É preciso esclarecer que trata-se de uma nova edição somente a nível nacional. Vampiro: o Réquiem não recebeu uma nova versão por parte da White Wolf e isso não está nos planos da empresa por enquanto. Por outro lado, a necessidade de realizar uma nova impressão do livro, esgotado há tempos na maioria das lojas brazucas, deu à Devir a oportunidade de produzir uma edição mais caprichada, porém com o mesmo conteúdo de sempre. Seria mais adequado, portanto, conceber este lançamento como uma “reimpressão” e não como uma “nova edição”.

image

Como dito, não há diferenças no conteúdo textual do VoR2e e sua primeira versão. Espere as mesmas regras, contos, imagens, enfim, todos os parágrafos em suas posições tradicionais. A melhoria aqui ocorreu pela bem-vinda incorporação das erratas divulgadas anteriormente, corrigindo erros de grafia, referências e outros problemas apontados inclusive pelos próprios leitores.

Uma curiosidade é que no finalzinho do livro (após o clássico epílogo “Piano e Cordas”) foi acrescentada a seção “Poderes alternativos”, um extra de duas páginas que traz sugestões para Majestade, Pesadelo, Crúac e Feitiçaria Tebana. Essas regras alternativas são oriundas da White Wolf Wiki, logo não fazem parte do core rulebook original. As sugestões apresentadas são interessantes, mas tal adição exclusiva à versão brasileira aparenta existir no intuito maior de justificar o “2ª Edição” na capa do livro.

imageSeção exclusiva de Poderes Alternativos

O grande avanço desta nova leva de VoR em relação aos exemplares anteriores é mesmo a melhoria no tratamento gráfico, que salta aos olhos desde a primeira folheada. O livro recebeu um cuidado maior na diagramação, com espaço e conteúdos melhor organizados, e uma impressão de qualidade superior, ficando bem mais próximo do seu correspondente americano: a capa vem com a tão merecida cobertura metalizada, semelhante ao módulo básico de Mago: o Despertar (mas não tão purpurinado); a classificação indicativa foi transferida da frente para a contra-capa; na lateral do livro, o título foi posicinado mais acima e o crânio-símbolo de Vampiro foi rebaixado, mantendo assim o padrão dos demais títulos do Mundo das Trevas.

imageOs elementos da lateral do exemplar (centro) comparados à versão antiga e a outros livros MdT.

A melhoria na impressão, onde foram reconsideradas cores, tinta e papel, é gritante quando a primeira e a segunda versões do livro são postas lado a lado. O vermelho presente em quase todas as páginas agora é mais forte e marcante, danado um tom mais apropriado à obra (veja fotos). Os detalhes agradam tanto quem encara o livro pela primeira vez como os fãs tradicionais da Danse Macabre.

imageimage
As cores da nova edição (acima) comparadas com a antiga.

Até o dia 21 de maio está rolando a Promoção Sangue Novo, já noticiada aqui no site, onde é possível trocar o seu exemplar antigo de Vampiro: o Réquiem por 30% de desconto na compra da nova edição. Como o preço de capa do novo livro é de R$ 89,90, seu velho amigo acaba valendo R$ 26,97 na barganha. A partir daí cada um deve decidir se vale a pena ou não fazer a troca, tendo em vista que, apesar da grande melhoria na qualidade da impressão e correções, trata-se da mesma obra e ambos os livros são usados da mesma forma na mesa de jogo. Por outro lado, a promoção é muito interessante para aqueles que tiveram seus livros surrados ao longo desses anos de crônicas macabras e que desejam outro exemplar novinho em folha por um preço mais acessível.