The God-Machine Chronicle

por volmer em

Quem não se lembra do conto A Voz de um Anjo, presente no primeiro capítulo do livro de regras do Mundo das Trevas? O texto, assim como os demais presentes naquela introdução, tinham como objetivo apresentar o tema e o tom do cenário do livro. Mesmo assim, a narrativa intrigante sobre o misterioso Deus-Máquina tem levantado perguntas e hipóteses ao longo dos anos.

"Quando eu tinha doze anos, meu pai me surrou ao descobrir o que eu havia feito com um outro garoto. Foi deitado ali no chão do porão, sentindo o sangue em minhas costas ficar pegajoso e frio, que eu ouvi pela primeira vez a voz do anjo. Ela encheu o ar com o odor de metal e cercou-me com um círculo de chamas azuis, e eu fiquei assustado.
- Não tenhas medo - ela disse. - vim para falar contigo e por meio de ti. Segundo as ordens do deus-máquina, tu ouvirás minhas palavras e saberás que são verdadeiras. - A voz dela era como as notas de uma flauta e seus acordes aplacaram meu temor. E foi assim que descobri a história secreta do mundo."

O mesmo Deus-Máquina já apareceu também em trechos de outros livros, como em Lugares Misteriosos (Mundo das Trevas), Saturnine Nights (Promethean: the Created) e Danse Macabre (Vampiro: o Réquiem), e apesar disso ele nunca foi explicado ou definido. Afinal, o que é o Deus-Máquina? Algum tipo de resposta universal? Seria literalmente uma máquina? Ou talvez uma metáfora a uma inteligência cósmica por trás das fundações do Mundo das Trevas?

Agora a White Wolf/Onyx Path lança uma luz sobre o tema com o lançamento de The God-Machine Chronicle, uma antologia que reúne os materiais que compõem o enredo do Deus-Máquina e também vários contos novos, tornando em crônica um dos maiores mistérios que cercam o Mundo das Trevas desde o seu lançamento.

Esta série de novas informações, contudo, não pretende dar uma resposta completa ao fenômeno. Melhor ainda, a publicação examina os padrões do mistério, descreve alguns comportamentos e fornece informações que permitem que personagens do Mundo das Trevas façam parte da Máquina. Este é o seu primeiro vislumbre de horripilantes verdades superiores.

155 páginas. Disponível em diversos formatos digitais e em impressão preto-e-branco (brochura) no DriveThruRPG: 
http://rpg.drivethrustuff.com/product/108003/God-Machine-Chronicle-Anthology