Cronograma de lançamentos da White Wolf - O "fim" do Mundo das Trevas?

por volmer em

Após bastante tempo sem dar maiores informações sobre lançamentos, a White Wolf divulgou seu cronograma de publicações para os próximos 12 meses no fim de junho. O que parecia uma boa notícia acabou gerando muitas especulações preocupantes sobre um possível fim do Mundo das Trevas, pelas datas e informações publicadas. Mas afinal, a linha realmente está sendo encerrada?

Neste mês tivemos os lançamentos que eram aguardados há bastante tempo, World of Darkness: Mirrors e Mage Chronicler's Guide. Mirrors teve sua publicação anunciada como a última da linha de mortais do Mundo das Trevas, sendo que a White Wolf continuará apenas com livros em PDF e POD (impressão sob demanda, formato cada vez mais popular no exterior). Mage Chronicler's Guide por sua vez veio com um posfácio que deixava subentendido que com esse livro eles estavam fechando a linha de Mago: o Despertar:

"E então, mais uma vez, chegamos ao fim. Um tipo de sono bem merecido após permanecer desperto por tanto tempo, uma chance de sonhar novamente. Como um certo arquimestre fictício do Tempo disse, 'Nada nunca chega ao fim'. Este Mago está terminado, mas o seu Mago pode prosseguir.(...)" (O texto completo (em inglês) pode ser conferido num post do fórum RPG.net)

Após tantos "sinais" logo as especulações chegaram à fatídica conclusão: é o fim do Mundo das Trevas. A White Wolf estaria encerrando a linha, primeiro acabando com os livros convencionais em capa dura até terminar as publicações prometidas em PDF. Foram cogitados até a chegada de um WoD 3.0 para um futuro próximo, entre outras suposições.

Entre choros e ranger de dentes, Eddy Webb, developer responsável pelas publicações alternativas da editora, esclareceu o que está acontecendo (Um Posfácio Sobre os Posfácios), numa postagem feita no blog da White Wolf (que você pode ler aqui). No texto, Webb afirma que a a linha Mundo das Trevas não será encerrada, mas o que ocorre é uma mudança no modelo de negócio das publicações. A White Wolf se focará a partir de agora em impressão sob demanda, onde os custos saem bem mais em conta para a editora. O mais importante de tudo isso é que os lançamentos continuarão, com a gradual transição do paradigma das impressões em capa dura convencionais para a POD:

"(...)Teremos muito mais informações chegando nos próximos meses, mas gostaria desde já deixar claro e assegurar às pessoas de que mudar a forma com que publicamos os jogos não significa que as linhas estão sendo encerradas. As coisas estão mudando de um jeito que consideramos ser incrivelmente empolgante, e algumas dessas mudanças são um tanto quanto radicais em relação à forma como fazíamos negócios antes, mas com certeza não estamos "puxando a tomada" de nossos principais produtos editoriais - como vocês verão quando lançarmos nossa agenda de PDFs no começo de agosto (...)"

É isso. Podemos acalmar os ânimos e voltar a nos concentrar nas nossas crônicas, pois até segundo aviso o Mundo das Trevas continua a ser desenvolvido e com novidades. Para nós, brasileiros, ainda persiste uma questão infeliz nessa história toda, já que não será tão fácil adquirir livros como agora, comprados facilmente no Amazon. Veremos o que o futuro reserva e como será o comportamento do mercado daqui pra frente.

Confira o cronograma de lançamentos da White Wolf para a linha Mundo das Trevas:

Julho
Mirrors (Mundo das Trevas)
Mage Chronicler's Guide (Mago: o Despertar)
Reimpressão de livros básicos (Mago, Vampiro, Lobisomem, WoD, Changeling)

Agosto
Signs of the Moon (Lobisomem: os Destituídos)

Outubro
New Wave Requiem (Vampiro: o Réquiem)
Danse Macabre (
Vampiro: o Réquiem)

Novembro
The Fear-Maker's Promise (Changeling SAS book: The Fear-Maker's Promise, The Rose-Bride's Plight. Ready-made Lost PCs)

Janeiro
Block by Bloody Block (Hunter: the Vigil)

Março
Testament of Longinus (Vampiro: o Réquiem)

Abril
The Harvesters (World of Darkness SAS book: Chicago Workings, The Harvesters. Ready-made WoD PCs)

Junho
Invite Only (Vampiro: o Réquiem)