Mecânica de Dons

por tuelho em

Usando Dons

O uso de um Dom é totalmente instintivo para um Uratha. Ele não precisa de pronunciar um encantamento ou concentrar sua mente. Ele simplesmente quer, e sua Essência flui através marca do Dom em seu espírito. Um unica presenca do poder simbolico do Dom não suficiente para conceder ao Uratha o dominio completo desde, no entanto. Cada Dom é dividido em cinco Facetas, as expressões do seu significado refletida atravésm do Renome do Lobisomem. As facetas são entrelaçadas com as marcas que o Urathas carregam, e tiram forças diretamente delas.

Um Uratha que tem a marca de um Domsó pode usar essas facetas dentro das que ele adquiriu. Algumas facetas afetam os fluxos de essência do recipiente em um nível tão fundamental que eles estão permanentemente em vigor, enquanto outros exigem que o Uratha gaste Essence para ativá-los. Essas facetas requerem uma parada de dados para ativar, ela é composta de um atributo, uma habilidade, e Renome da Faceta. Algumas facetas tem modificadores específicos ou assumem a forma de um teste resistido contra a presa.

Uma série de modificadores gerais podem afetar a parada de dados de um Faceta. Note que estes só afetam paradas de dados, modificadores não estáticos baseados em Renome.


GANHAR DONS E FACETAS

Dons não são lições que podem ser ensinadas. Eles não são truques de mágica que podem ser aprendidas. Este simbolismo tornou real na carne e no espírito o Uratha. Eles são vitais e primordiais, e devem se esculpidas dentro do recipiente, não entregue como uma pequena e frágil revelação. A conquista de um Dom é um momento de fortes batimentos cardiacos, e adrenalina acelaração, e dor revigorante.

Primeiro Dom da Lua do Uratha ele escreve nele mesmo quando recebe seu Augurio. Esté é o Toque de Luna, o momento quando a Lua o reinvidica para ela. Isto ressoa intensamento com as marcas de Renome que marcam uma maior virtude do augurio.

Um novo lobisomem ganha um único Dom da lua associado a seu augúrio. Facetas de Dons da Lua são todos associadas com Renome do augúrio, e são classificados de um a cinco pontos. Sempre que o Uratha ganha um ponto em seu Renome de augúrio (inclusive durante a criação do personagem), ela ganha uma Faceta de pontuação igual ponto a seu novo Renome total. Por exemplo, um Ithaeur com 3 de Sabedoria teria os três primeiros pontos de Dons de Lua Crescente desbloqueados, conforme suas conquistas motivam o Dom interno florescer em um vibrante poder interno. Adquirindo Facetas desta forma não custa Experiência. Um lobisomem pode descobrir outros Dons da Lua que estão associados com seu augurio, a um custo de 5 de experiência, que desbloquea o primeiro ponto de Faceta do Dom. Adquirir novas Facetas custam 2 de experiência cada, e eles devem ser comprados em ordem crescente. Um uratha nunca pode aumentas os pontos de um Dom da Lua acima da pontuação de seu Renome de Augurio atual.

Urathas pegam Dons das Sombras dos espiritos cuja natureza simbolica correponde o Dom que ele deseja. Um lobisomem pode adquirir umDom dos habitantes da Sombra através de diversos meios. Algumas pessoas pesuardem, coagem e barnham. Outros forçam um espirito a cumprir  com os Ritos de Siskur-Dah. São raros os poucos que enganam ou trapaceiam espiritos para conceder Dons. A única constante é que um espírito não pode conceder um Dom que não reflita sua própria verdade simbólica. Como derivação, vagueia uma coisa grandiosa de carne palida e acizentada que conhece o trabalho de um açogueiro necessário para dividir com um lobisomem o Dom dos Elementos ou Dom da Morte, mas o segredo do Dom de Proteção está além do seu alcance. Uma vez que o espirito aceita a compartilhar um Dom, ele rasga fisicamente simbolos dentro do destinátario. O vinculo de Luna com os Destituitos é puro e bem proximo, e a Lua marca seus filhos de longe. Outros espiritos que não possuem nenhum conexão e tem de trabalha a tela de Essência dos lobisomens com ferramentas mais primitivas. Um espírito inflige um ponto de dano letal em um processo, freqüentemente agonizante, arranhando, rasgando, ou esculpindo a carne e o espírito do beneficiário. Esta pintura terrível, às vezes pode deixar cicatrizes que se recusam a jamais curar corretamente. Não é estranho para Urathas tatuarem sobre a cicatriz da Marca-Dom, ou para ter as feridas recem-abertas e ritualmente escarifadas. Esse lobisomens carregam suas Marcas-Dom com honra e como aviso de seu poder.

Desbloquear um Dom da Sombra custa 5 de experiência, ou 3 se está é favorita do augurio ou tribo. Uma vez adquirida, o Uratha ganha imediatamente uma única Faceta do Dom. Ele pode então, comprar livremente Facetas adicionais por 2 de expriência cada, a qualquer momento que desejar. Aplica-se uma limitação: ele nunca pode destrancar uma Faceta associada com um Renome em que ele não possui pontos. Cada vez que o Uratha ganha um novo ponto em qualquer Renome, ele pode desbloquear a respectiva Faceta do Renome em um Dom que ele possui sem nenhum custo. Este desenvolvimento espiritual faz com que as marcas do Dom contorcem-se e cortem seu caminho mais profundamente no ser do Uratha, abrindo fluxos de Essência das novas Facetas. Se o lobisomem já desbloqueou todas as Facetas associadas com este Renome nos Dons que ele possui, o desbloqueio gratuito é guardado até ele ganhe um novo Dom com uma Faceta apropriada.

Dons do Lobo não requerem nenhum interveção da Lua ou Sombra. Estes representam os caminhos naturais de desenvolvimento espiritual que Urathas comumente se submetem, causando mudanças inatas de sua herança hibrida. Um /uratha pode desbloquear uma Faceta de um Dom de Lobo a qualquer momento, desde que ele possua pelo menos um ponto no Renome relevante. This sempre custa 1 de experiência.


CONFLITO SOBRENATURAL

No Mundo das Trevas, Uratha às vezes invocam a Siskur-Dah contra estranhas e incomuns criaturas sobrenaturais que ficam fora da presas habituais das tribos. Algumas Facetas chamam testes resistidos e permitem que a presa adicione seu Instinto Primitivo para esta parada de dados. No caso de outros seres sobrenaturais, a presa pode adicionar seu equivalente mais próximo, como Potência do Sangue de um vampiro ou Wyrd de um changeling.


Choque de vontades

Quando dois Urathas trazem o poder sobrenatural de seus dons para ajudar contra o outro, conflitos podem surgir quando não está claro qual símbolo espiritual vai prevalecer triunfante sobre o outro. Quandos os efeitos da Faceta colidem diretamente dessa maneira, ocorre um Choque de Vontades.  

Os jogadores de todos personagem usando poderes conflitantes entram em um teste resistido por fora, cada um usando uma parada de Instintito Primitivo somado a seus pontos de Renome associado com a Faceta que está usando. Empate testa novamente até que um jogador tenha acumulado mais sucessos do que todos os outros. O efeito invocado pelo personagem do jogador vence e resolve como de costume, enquanto todos os outros falham. A vitória de um poder em um confronto não significa o cancelamento imediato dos outros, exceto nos casos em que apenas um poder pode, eventualmente, permanecer. Um jogador pode gastar Força de Vontade para reforçar teste resistido, mas apenas se o personagem está fisicamente presente e ciente de que os poderes são conflitantes. Alguns poderes, tais como aqueles com durações excepcionalmente longas, são mais resistentes em um confronto. Efeitos um dia inteiro adiciona +1 dado para o teste de confronto, efeitos de uma semana +2, de um mês +3; efeitos que durariam um ano ou mais adicionam +4.

Choque de Vontade também se aplica aos conflitos de poder com outras criaturas sobrenaturais. As características envolvidas dependem da criatura em questão - vampiros usam Potência do Sangue na disputa, por exemplo. Onde habilidades inerentes de um lobisomem choquem com outra criatura, como as reações sobrenaturalmente rápidas concedidas tanto pela forma Urhan quanto pela disciplina Rapidez de vampiro, o lobisomem usa seu Instinto Primitivo mais seus pontos  em seu Renome de augúrio.

Um espírito em um choque de vontades usa sua posição como a sua parada de dados. Se o Choque vem do espírito usando uma influência, ele adiciona seus pontos na influência na parada de dados.