Crônica do Deus Máquina: Experiência.

por Malphus em

Experiência

Estas regras substituem o sistema anterior do livro básico do Mundo das Trevas. Elas integram os sistemas de Aspirações, Condições e Falhas Dramáticas a este livro. Elas também mudam a progressão do desenvolvimento do personagem para uma forma mais linear, removendo custos progressivos de Experiência.

Durante o jogo, Aspirações, Condições e outros podem lhe conceder um “Ato”. Um Ato, em termos dramatúrgicos, é o tempo necessário para que a plateia reconheça uma mudança no personagem ou na trama da estória. Para os propósitos deste jogo, pense num Ato como uma unidade de drama. Uma vez que você tenha acumulado cinco Atos, você recebe um ponto de Experiência.

Um destes pontos de Experiência pode ser usado para comprar um ponto em Vantagens ou uma Especialização em Perícia. Dois pontos de Experiência compram um ponto de Perícia. Quatro compram um ponto de Atributo.

Custos em Experiência:

  • Vantagem: 1 por ponto.
  • Especialização em Perícia:  1 ponto. 
  • Perícia: 2 por ponto.
  • Atributo: 4 por ponto.
  • Integridade: 3 por ponto.
  • Força de Vontade: 1 por ponto.


Requisitos para Atos


Cada vez em que seu personagem cumprir um dos seguintes critérios, receba um Ato. Certos critérios tem limites: por exemplo, você pode ganhar apenas um Ato por Falha Dramática por cena.

  • Se o seu personagem concluir uma Aspiração, receba um Ato. Ao fim da sessão de jogo, substitua a Aspiração por uma nova.
  • Algumas rolagens e poderes podem infligir Condições ao seu personagem. Cada Condição possui certos requisitos para a sua resolução, frequentemente envolvendo uma decisão difícil por parte do personagem. Se for resolvida, receba um Ato. Você pode receber apenas um ato por Condição em cada cena.
  • Uma vez por cena, caso você falhe numa rolagem, você pode optar ao invés disso por uma Falha Dramática. Se fizer isto, receba um Ato. Certas Condições permitem que você sofra uma falha automática como parte do processo de resolução. Você pode tornar esta uma Falha Dramática e receber dois Atos.
  • Se o seu personagem sofrer dano em seu último marcador de Vitalidade, receba um Ato.
  • O narrador pode decidir por presentear com um Ato um exemplo excepcional de interpretação, tática ou de desenvolvimento por parte de um jogador. Mais de um jogador pode ser recompensado desta maneira por sessão de jogo.
  • Ao fim de uma sessão de jogo, receba um Ato.

Personagens Avançados


Ao criar personagens mais desenvolvidos para sua crônica, o narrador pode conceder pontos de Experiência como parte da criação de personagens.

  • Personagens Experientes: 5 pontos de Experiência
  • Personagens Notáveis: 10 pontos de Experiência
  • Personagens Heróicos: 15 pontos de Experiência

OBS: Lembrando que esta postagem é um trabalho de resumo e tradução do Rodrigo, eu estou apenas fazendo as postagens. Qualquer dúvida ou sugestão a respeito das regras é só deixar um comentário.