Linhagem Nova: Oikodomos
Os mitos populares datam o surgimento da linhagem Oikodomos na era clássica grega, possivelmente até mesmo precedendo o próprio Longino (o que obviamente não é uma opinião compartilhada pelos integrantes mais fervorosos da Lancea Sanctum).
Antígono Polítropo era um escultor de grande renome muito antes de ser Abraçado ao Réquiem eterno. Ele foi treinado em Argos sob a tutela de um professor sábio, criando obras de argila e pedra que muito impresionaram seus contemporâneos. Achava-se que sua Afrodite poderia rivalizar com as obras de Praxiteles e seus Titãs seriam um desafio aos grandes heróis de Lísipo. Tamanhas adulações contaminaram a mente de Antígono. Certamente, se um talento tão jovem podia rivalizar com a arte dos mestres, suas criações poderiam brilhar mais que as próprias criações dos deuses. Foi esta a húbris que o levou à queda.
Sua obra-prima era uma estátua de Galatéia, de prístinas formas nuas criando vida perante os olhos espantados de Pigmalião. Cada figura mediria mais de cinqüenta pés de altura, e a peça inteira seria central numa nova universidade planejada para Argos. Sua obra seria revolucionária, porém infelizmente, suas musas não eram tão comuns. Moldar formas humanas em mármore era uma tarefa que ele poderia fazer dormindo, mas nenhuma figura tão grande seria tão dinâmica. Ele precisava de modelos que posassem para ele, não apenas nos estágios de planejamento, mas conforme a obra nascia da própria rocha, assim pensava.
Ele escolheu seu amigo íntimo e companheiro escultor Aqueus como seu Pigmalião, e passou em revista por volta de setenta mulheres antes que encontrasse aquela cuja forma lembrasse Galatéia. Lembrava muito, mas não o suficiente. Mesmo com a perfeição humana da jovem bela, ela não era alta o suficiente, não era muito cheia de carnes e, para ser direto, não tão estatuesca como deveria ser. Mesmo Aqueus, com todo o seu talento, não conseguia demonstrar uma mistura real de choque, medo e alegria que era tão necessária ao rosto do escultor mítico. Para tornar as coisas piores, ele exigiu que as modelos mantivessem a pose conforme ele trabalhava, algumas vezes por mais de quinze horas seguidas enquanto ele trabalhava dias a fio. Foi Aqueus o primeiro a desistir. Seu pé escorregou, e enquanto levantava-se questionou a sabedoria de sua própria presença. Isto foi tudo que o frustrado Antígono precisava para enfurecer-se com seu amigo de toda uma vida. Cinzel em punho, saltou na direção de Aqueus, e não percebeu o que estava fazendo que seu amigo caísse no chão. Sua Galatéia gritou e começou a correr, porém o artista a deteve e, ferramentas à mão, exigiu que ela retornasse ao lugar apropriado para que ele pudesse pelo menos continuar em sua forma. Ela fez como foi exigido, e ele retornou ao trabalho.
No decorrer dos anos seguintes, Antígono continuou a trabalhar, passando de modelo para modelo conforme estas envelheciam ou cansavam-se da atitude do escultor. Ele nunca matou outra vez, e ninguém mais mencionou Aqueus ou o lugar onde ele desapareceu, porém em sua mente não havia mais nada além do trabalho. Ele começou a focalizar-se mais e mais nas imperfeições das modelos, e o fato de que cada modelo seguinte parecia menos e menos com as originais. Ele tentou colocar as feições das modelos onde queria usando suas mãos, mas não conseguia mudar a obra dos deuses. Ficou igualmente frustrado com sua própria forma, já que era obviamente muito fraca e pouco apropriada para completar a obra-prima em sua mente.
Foi nesta época em que aquele que o havia observado por anos decidiu que já era tempo para transformar o artista que um dia foi um jovem em algo mais que um homem. Como uma criatura da noite, Antígono descobriu uma nova inspiração. Ele poderia comandar suas modelos a mover-se de acordo com seus desejos, e quando uma força extra era necessária, ele somente precisava concentrar-se, e seu pulso apagado mais uma vez ganharia vida sob seu comando, concedendo-o força ou velocidade.
Todos as suas obras anteriores empalideciam perante sua nova obra-prima, tanto que ele enojou-se de sua mera existência. Destruiu-as, uma a uma, ou fez com que suas modelos as destruíssem com as próprias mãos. Quando isto aconteceu ele percebeu que poderia apenas criar tanto assim com obras de arte estáticas. Era a vida que ele realmente desejava esculpir.
Ele começou consigo mesmo, fazendo pequenas alterações a princípio. Um nariz mais fino, uma estrutura mais alta, um rosto mais jovem, e logo descobriu que poderia moldar a carne com tanta facilidade quanto os deuses moldavam o barro na forma humana. Ele havia criado a Sarkostekene, e seus infantes levariam adiante seu sonho de criar a perfeição.
Clã de Origem: Ventrue
Alcunha: Construtores
Coalizão: Os Oikodomos podem pertencer a qualquer coalizão, embora sejam particularmente cobiçados pela Ordo Dracul, quando esta fica ciente da existência desta estirpe reclusa. Eles enxergam os Oikodomos como modelos exemplares do potencial vampírico de avançar além da estado de morte em vida estática. Na verdade, a Sarkostekene é muito menos permanente que os Anéis do Dragão, durando poucos minutos na maioria dos casos, porém é o potencial em criar algo maior que atrai os integrantes da coalizão aos Construtores. Qualquer Oikodomos que não cumpra seu potencial ou, pior ainda, desgaste seus poderes com assuntos triviais ou mesquinhos (é claro, de acordo com a visão dos Dragões) são vistos com pena na melhor das hipóteses, e condenados à Morte Final por sua insolência, na pior delas.
A Lancea Sanctum também reserva um lugar para os Oikodomos, especialmente os ramos da ortodoxia grega do antiga coalizão. Tais membros tendem a ocultar os usos mais extremos de seu poder, e enfatizam seus desejos de tornarem-se receptáculos perfeitos da vontade divina, punindo aqueles que O desafiam com inconvenientes físicos de nível bíblico.
Finalmente, alguns Construtores são atraídos pela religião livre oferecida pelo Círculo da Anciã. Com tantas visões divergentes da verdadeira forma e propósito da Deusa, estão livres para construir a si mesmos à imagem de sua fé, e compartilhar seus dons com outros, esperando descobrir uma maior compreensão do mundo. Aqueles que permanecem fiéis às origens gregas da linhagem muitas vezes vêem-se como avatares de Atena, e é sua tarefa soprar vida à argila tanto humana quanto vampírica.
Aparência: A maioria é incrivelmente normal e insuspeita em todos os aspectos, embora alguns mestres Sarkostekene assumem formas de beleza sobrenatural ou horror aberrante.
Obviamente, aqueles que escolhem a última opção arriscam quebrar a Máscara de muitas formas diferentes. A maioria desses é muito raramente vista em público, preferindo manter sua arte confinada àqueles que a apreciarão. Quanto mais passa o tempo, contudo, novos integrantes da linhagem descobrem que suas aparências anti-sociais são consideradas vanguardistas.
Refúgio: Laboratórios, apartamentos estilo estúdio, necrotérios ou catacumbas – qualquer lugar escuro, reservado e pronto para a criação da arte é considerado um lar apropriado. Os Oikodomos tendem a encontrar refúgios próximos às grandes cidades, mas não no interior delas. Sob as ruas ou nos limites da urbe, os Construtores preferem existir às margens da sociedade.
Histórico: Embora inicialmente a linhagem tenha limitado-se aos gregos, já que seus integrantes mais antigos conhecidos advém da Atenas do século X. Conforme a linhagem se expandia, novas culturas eram acolhidas. Os únicos fatores comuns entre os induzidos são uma necessidade insuportável de criar uma visão de beleza (embora cada um deles possua sua própria definição para a palavra).
Criação de Personagens: Aqueles com alta Destreza manual ou Manipulação social são muitas vezes favorecidos pelos Construtores, porém a Força é um Atributo muitas vezes necessário para fazer com que terceiros compreendam o potencial da arte. Os integrantes da linhagem são muitas vezes peritos em Ofícios, Medicina, Ciências e Expressão, e muitas vezes exercem suas artes sobre seus Rebanhos.
Disciplinas da linhagem: Animalismo, Dominação, Resiliência, Sarkostekene
Fraqueza: Além da suscetibilidade particular às perturbações, como todos os Ventrue, e do risco de perda de Humanidade que decorre do uso de Sarkostekene em terceiros, todos os Oikodomos compartilham de uma forma muito específica de Desordem Obsessivo-Compulsiva. O conserto de imperfeições menores deve ser sua prioridade máxima, não importa qual a situação. Embora não tentem curar todos os paraplégicos que vêem ou busquem sem cessar uma cura para o câncer, eles pararão para ajeitar quadros tortos, cabelos mal-penteados ou reabotoar camisas mal vestidas. Essas devem ser imperfeições menores e facilmente consertáveis, porém não importa a situação, devem receber atenção prioritária. Infelizmente, os Construtores ficam cientes com muita facilidade das imperfeições do mundo, e recebem um bônus de +1 para testes de Percepção para notar pequenas imperfeições (quer queiram, quer não) e devem gastar dois pontos de Força de Vontade para resistir à tentação de consertá-las.
Organização: Embora não tão organizados no sentido tradicional da palavra, os Oikodomoi tendem a compartilhar um respeito mútuo uns pelos outros como artistas, oferecendo críticas e sugestões quando desejadas. A compreensão da possibilidade da quebra de Máscara inerente às suas técnicas faz com que alguns assumam a responsabilidade de notar e silenciar quaisquer quebras de segurança, quer isso signifique remover a habilidade de comunicação de um mortal ou, o que é triste, levar um companheiro Construtor à Morte Final. Pelo menos as obras de arte do falecido aumentarão de valor.
Conceitos: Artista, cirurgião, atleta, cientista louco, veterinário, sacerdote.
Sarkostekene
Os Oikodomos orgulham-se de sua habilidade em moldar suas formas físicas e, com a prática, as formas alheias. Eles o fazem utilizando uma Disciplina que acredita-se vinda do próprio Antígono – a Sarkosteneke, a habilidade de esculpir músculos e ossos na forma de uma obra de arte.
Os Sarkostekenis (aqueles que praticam esta arte) muitas vezes são temidos por sua imprevisibilidade e potencial de causar danos irreparáveis a seus inimigos (e cobaias), embora as vítimas muitas vezes fiquem surpresas ao descobrir que a maioria dos usos do poder duram apenas uns poucos minutos na melhor das hipóteses (deixando os mortais confusos e questionando a própria sanidade).
Todas as alterações duram uma cena exceto quando especificado de outra forma, porém podem ser deixadas “permanentes” com o dispêndio de um círculo permanente de Força de Vontade (a não ser que seja desfeito por um artista com um nível apropriado de Sarkostekene). Todos os usos deste poder requerem que o vampiro toque e manipule seu alvo fisicamente, quer este seja a si mesmo ou outra pessoa.
1 Rosto Falso
Enquanto aprende a controlar a própria carne, um Sarkostekenis pode moldar suas próprias feições, misturando-se a multidões ou penetrando num território inimigo enquanto disfarçado. Estas mudanças são muitas vezes menores – o aumento do tamanho de um nariz, o alisamento do cabelo, até mesmo a alteração dos tons de pele – porém mudanças maiores como sexo, altura (não mais que uns poucos centímetros) ou volume (não mais que 10 quilos aparentes a mais ou a menos) não podem ser conseguidas.
Custo: 1 ponto de Vitae por cena em que o rosto deve durar.
Parada de Dados: Manipulação + Ofícios + Sarkostekene
Ação: Prolongada (cada turno tentativa leva um minuto, e uma média de cinco sucessos são necessários para modificar um rosto, sendo que mais sucessos são requeridos para alterações drásticas na cor da pele, tipo de cabelo ou volume corporal).
Resultados dos Testes
Falha Dramática: Você realmente arruinou seu próprio rosto e ficou horrendo na visão de qualquer um que o encontre. Pelo resto da cena, qualquer parada de dados relacionada aos Atributos Presença ou Manipulação são afetados pelos 1s, que subtraem dos sucessos alcançados.
Falha: O poder não funciona.
Êxito: O poder funciona. Quaisquer tentativas de penetrar o disfarce através de meios mundanos deve conseguir mais sucessos que o praticante (o que significa que requer um resulto excepcional para conseguir). Isto não afeta detecções sobrenaturais. Adicionar beleza é algo que gera um bônus de +1 em testes de Presença, e retirar a beleza adiciona +1 em testes de Manipulação nos quais a Intimidação é um fator preponderante.
Êxito Excepcional: Nenhuma tentativa mundana pode enxergar para além desta farsa.
Modificadores Sugeridos
-3 Tentativa de mudar a altura por mais de 7,5cm (com uma penalidade adicional de -3 para cada incremento a partir daí).
-1 Mudança de cor da pele ou tipo de cabelo.
+1 Espelho disponível.
2 Corpo Fluido
O controle da carne permite ao Sarkostekenis iludir com capacidade inumana a seus perseguidores. Sem que seja preciso tocá-la, carne e tendões sob a pele do vampiro se deslocam para evitar ataques físicos (algumas vezes abrindo buracos no corpo para deixar que projéteis passem por ele), ou para escapar de impedimentos.
Custo: um ponto de Vitae.
Parada de Dados: Nenhum teste requerido.
Ação: Instantânea e reflexa.
Ao sentir um ataque iminente, ou tentar escapar de impedimentos, um Sarkostekenis pode desejar que sua carne se mova para além da área desejada, temporariamente (adicionando +3 à sua Defesa, ou uma tentativa de fuga por um turno). O efeito visual do poder é muito perturbador, porém acontece tão rapidamente que a muitos mortais tentam convencer a si mesmos que seus olhos os estavam enganando.
3 Moldar a Argila
Da mesma forma que os deuses transformaram argila no homem, o Sarkostenis pode transformar o homem em argila. Neste nível, um Sarkostekenis possui quase controle total sobre seu próprio corpo.
Ele pode mudar de sexo, deslocar peso para alcançar o equilíbrio perfeito, adicionar mais peso a um punho (para adicionar + 1 aos ataques que causam dano contundente) ou endurecer a carne numa área específica para adicionar + 1 à Blindagem. Ossos podem ser remodelados e posicionados para adicionar 30cm de altura sem penalidade alguma, criar pés com cascos, ou simplesmente transformar dedos em garras ou um braço numa espada. As mudanças podem apenas afetar uma massa corporal existente, contudo, e a superextensão corporal pode ser desastrosa (e adicionar penalidades a ações adicionais mesmo que tenha êxito, de acordo com o Narrador).
Custo: dois pontos de Vitae (ou mais, a depender da extensão das alterações).
Parada de Dados: Inteligência + Medicina + Sarkostekene
Ação: Prolongada (cinco sucessos são necessários para cada parte modificada).
Resultados dos Testes
Falha Dramática: Você se torceu completamente. Pelo resto da cena, receberá uma penalidade de -3 em qualquer teste baseado em Destreza ou Presença.
Falha: Ainda não deu certo.
Êxito: A alteração foi bem-sucedida e permanecerá assim pelo resto da cena.
Êxito Excepcional: Sucessos extras já geram efeitos suficientes.
Modificadores Sugeridos
-3 Tentar mudar mais de 10% de sua massa corporal (com -3 de penalidade adicionais para cada 10% adicional).
-3 Tentar modificar mais ossos do que o equivalente a dez dedos (com -3 de penalidades adicionais para cada quantidade adicional).
-2 Não ter muita carne para se alterar (extremamente magro).
+1 Realizar a mesma alteração uma segunda vez.
+2 Conhecimento médico da área a ser alterada.
Usos Sugeridos (e cada um deles requer dez sucessos):
Grandes Punhos: O deslocamento de peso para os nós dos dedos adiciona +1 a ataques que causam dano contundente.
10 Garras: Feitas de dedos dos pés ou das mãos, cada ataque causa + 1 em dano letal.
Chifres: Se limitados a apenas dois na cabeça, causa um dano letal combinado de + 2 na parada de dados, porém este dano é diminuído se chifres ou pontas adicionais forem criadas ao mesmo tempo.
Cauda Prêensil: Útil para agarrar coisas, de forma que não se gaste um turno extra com isso.
Membro extra: Braços ou pernas podem parecer úteis, porém a massa muscular requerida para criar um membro operante completo enfraqueceria muito o resto do corpo.
Asas: Boas para impressionar, mas não são funcionais.
Espada: Substitui um antebraço inteiro, porém causa + 2 em dano letal.
Armadura Insensível: Adiciona + 1 de Blindagem ao corpo inteiro, ou + 2 a uma localização corporal específica.
4 Pulverizar a Carne
O Sarkostekenis é agora perito o suficiente para empregar esta horrível arte em terceiros. Quaisquer dentre as formas mais simples de Sarkostekene podem ser usadas em terceiros, porém mesmo se o alvo for voluntário, o uso fere e causa danos contundentes igual a cinco, menos os sucessos alcançados. Caso seja usado para causar dano proposital, a técnica causa dano letal igual a quaisquer sucessos alcançados além daqueles requeridos para a modelagem, além das penalidades adicionais causadas pela nova forma da vítima.
O uso deste poder requer um teste de degeneração (cinco dados caso seja voluntário, três caso seja involuntário).
Custo: um ponto de Vitae além dos custos normais.
Parada de Dados: (A parada de dados requerida) contra o Vigor + Potência do Sangue da vítima (a não ser que esta seja voluntária).
Ação: Prolongada e disputada. Adicione dois a quaisquer quantidades requeridas para modelagem. O primeiro a alcançar o total desejado vence.
Resultados dos Testes
Vitória da Vítima: O modelador sofre dois pontos de dano letal e a vítima um ponto de dano contundente.
Empate: Não acontece nada de efetivo, porém os dois lados sofrem um ponto de dano contundente.
Vitória do Modelador: Funcionou, sua aberração doentia. O alvo (voluntário ou não) automaticamente sofre um ponto de dano letal que permanece mesmo quando o efeito já se desfez.
Modificadores Sugeridos
-3 A vítima não está contida.
-2 O modelador já está sob os efeitos de Sarkostekene (a não ser que o efeito tenha sido modelado para propósitos de cirurgia).
-1 A vítima está contida, mas resiste (está consciente).
+1 O alvo é voluntário.
+1 O alvo é um morto-vivo.
+2 O modelador já está sob os efeitos de Sarkostekene, modelados especificamente para propósitos de cirurgia.
5 Forma Corrupta
O Sarkostekenis torna-se literalmente um monstro criado por si mesmo. Esta forma adiciona +2 à Blindagem, Deslocamento e Força, e causa dano agravado a partir de uma fonte (garras nas mãos ou pés, chifres ou espinhos nas costas, etc.). Os mortais que testemunhem esta forma devem testar Força de Vontade para evitar fugir aterrorizados, porém irão lembrar-se do incidente tão bem como de qualquer outra experiência traumática, pondo a Máscara em risco.
Custo: três pontos de Vitae.
Parada de Dados: Nenhum teste faz-se necessário, porém a mudança leva no mínimo dois turnos completos (o primeiro adiciona +1 à Blindagem, e o segundo completa a transformação). Outras ações podem ser feitas durante esses turnos, porém nenhum outro uso de Disciplinas.
Ação: Instantânea (após dois turnos completos).