Dica 2: O mapa da campanha

por LordIvel em

Dicas de Mestre para outros mestres.

Uma vez que cada jogador já tem seu personagem criado e pronto para jogar, resta ao mestre estabelecer quando e como cada histórico vai entrar na campanha. Em termos de WoD é planejar o nível de dificuldade de cada aventura entraria após a evulação dos personagens, ou após quais eventos na campanha.

Claro, uma campanha não precisa ser feita somente em cima do antecedente de cada personagem. O mestre pode ter outras coisas para contar ao grupo. O mundo pode está passando por eventos fora da esfera dos personagens (e normalmente está). Isso é bom porque, além de fornecer idéias para aventuras, dá sensação de que o cenário tem vida própria.

Assim você tira aquela horrível impressão de o mundo gira em torno dos jogadores. Isso acaba com a veracidade do jogo e abre espaço para interpretações sem sentido, dando desculpa para que eles façam o que quiserem sem se preocupar com as conseqüências (afinal, os jogadores são o centro das atenções mesmo...).

É importante, portanto, que o Mestre crie uma espécie de "Mapa de Campanha". Nesse mapa ele delineia quais eventos pretende narrar, quais pretende usar apenas como pano de fundo para o jogo, e quando cada evento entra em cena. Uma maneira simples de fazer isso é dividindo as idéias em objetivos de curto e longo prazo.

Os objetivos de curto prazo são mais específicos, e serão sobre eles que as próximas aventuras acabaram girando. Para um grupo inicial de nível baixo isso normalmente se restringe a eventos nas redondezas. Isso em vampiro seria um ataque de caçadores, ou para changeling seria um ataque de hobgoblins (guardiões da sebe) ou mesmo a primeira etapa no desenvolvimento do antecedente de algum personagem - como o encontro com um NPC do passado que precisa de ajuda contra por exemplo, um empresário que quer levar sua casa. Após cumprir essa missão, o grupo poderia já avançar mais no antecedente do personagem em questão e assim ter o gancho certo para, no futuro, seguir outra aventura.

Os objetivos de longo prazo por sua vez são coisas mais nebulosas. Eles são eventos que o Mestre quer usar em sua campanha, mas que nem sempre por enquanto é melhor serem mantidos apenas em detalhes vagos para que possam ser adaptados à medida que o grupo evolui e vão surgindo as conseqüências das suas aventuras passadas.

Na verdade a idéia principal de bolar esses objetivos de longo prazo agora é para ir colocando pistas ou sinais de que eles vão ocorrer nas aventuras. Se o Mestre está pensando em uma grande guerra que no futuro irá envolver o grupo ou mesmo ligar com os antecedentes de alguns personagens, ele já pode soltar nas primeiras aventuras um encontrando com soldados indo para "as batalhas do Leste" ou algo do gênero. Como passar da campanha, esses batalhas podem ir aumentando e se tornar a guerra em grande escala que o mestre queria para inserir o grupo (que agora seria mais experiente ou teria o motivos certos para se envolver na batalha).

O mesmo vale para outras coisas, como o surgimento de algum grande vilão, a queda de algum país... Dessa maneira os jogadores sentem que a história do cenário se desenvolve como se tivesse vida própria.

Uma utilização mais difícil desses objetivos de longo prazo, mas bastante recompensadora, é ligá-los diretamente ao grupo desde o início. Por exemplo, aquele aparentemente normal bispo da cidade, que sempre ajuda o grupo, pode ser um mago celestial vigiando o personagem alvo de uma profecia, assim como aquele simpático velhinho que seguiu o grupo por várias aventuras pode vir a ser corrompido no futuro e se tornar um diabólico algoz.

Dessa maneira, o grupo dá um maior interesse e percebe mais de perto as modificações que ocorrem no mundo. Esse tipo de abordagem é bem batida, mas rende ótimas histórias. Afinal, a campanha mais famosa de todos os tempos não começou quando um pequeno halfling achou o que parecia ser um mero anel de invisibilidade? (Senhor dos Anéis)

Vale um aviso aqui, entretanto: NÃO EXAGERE. Se todos que o grupo encontra é um lobisomem/vampiro/geist ou qualquer coisa poderosa disfarçada, logo a verossimilhança da campanha vai por água abaixo. E vai ficar aparentando "Call of Cthulhu"