Dica 3: Aventuras laterais

por LordIvel em

Dicas de Mestre para outros Mestres

Como dissemos, uma campanha não se baseia somente em aventuras envolvendo os objetivos centrais clocados pelo mestre e os históricos dos personagens.

Nem tudo no mundo se resume em lutar contra os servos da Wyrm. Durante suas andanças, o grupo encontra outros adversários, problemas locais, itens e pessoas que não tem relação com suas missões centrais.

Essas aventuras laterais são um bom recurso do Mestre para mudar o ar da campanha e mostrar outras coisas que acontecem. É também uma boa maneira de inovar e evitar que os jogadores caiam na monotonia (lutar sempre contra o mesmo vilão, não importa o quão legal ele seja, fica chato com o tempo). Os objetivos de curto prazo são normalmente usados para esse tipo de aventura.

Mesmo assim é comum que alguns grupos se cansem de jogar sempre com os mesmos personagens. Na verdade, muitas campanhas acabam antes da conclusão planejada porque os jogadores (e até mesmo o Mestre) querem variar um pouco, experimentar novos personagens e novas situações que o grupo atual não proporciona.

E a campanha em andamento, como fica? Todo o esforço no planejamento foi em vão? Se o grupo não quiser largar a campanha de vez, mas gostaria de variar um pouco, o Mestre tem uma opção interessante ao invés de fazer uma aventura isolada: Crie uma aventura que se passa na mesma campanha, mas com outro grupo de personagens.

O grupo principal, por exemplo, acabou de salvar uma vila contra um dragão que habitava o vulcão próximo. Faça então uma aventura com um outro grupo que fica sabendo de um poderoso demônio assolando uma região cuja única fraqueza só era conhecida pelo alfa, que agora está morto. Esse segundo grupo precisaria achar o corpo do alfa e tentar contatar com seu espírito.

Ao ligar as histórias das aventuras dessa maneira, o Mestre reforça a crença de realidade da campanha e mostra que as ações do grupo principal têm um impacto sobre o cenário. Inclusive é bem provável que às vezes surjam novas campanhas em volta desses grupos laterais, que podem acabar seguindo passos do grupo principal, vendo-os como grandes heróis.