DICAS PARA CAMPANHAS

por LordIvel em

Dicas de mestre para outros mestres

Muito bem, você se reuniu com seus jogadores, todos criaram seus personagens e estão agora prontos para começarem novas aventuras. Isso soa como o início de uma nova campanha.

mas o que exatamente é uma campanha? É uma série de aventuras ligadas pelas ações de um mesmo grupo de personagens? Como as crônicas de um círculo de Vampiro: O Réquiem? Sim, de modo geral isso é que chamamos de campanha, mas as campanhas mais memoráveis vão além desse conceito...

Aquelas campanhas lendárias, que mais nos marcam, são aquelas onde enfrentamos desafios oriundos dos nossos próprios atos em aventuras anteriores. Um exemplo é aquele vilão com quem você batalhou quando ainda era um aprendiz de mago - e hoje ele, assim como você é um Arquimestre de grande poder. São essas campanhas que nos passam uma idéia de continuidade, onde vemos não só os personagens evoluírem, mas o próprio mundo do jogo mudando junto com eles. Não são as aventuram do tipo "e tudo voltou ao normal...", mas sim "e nada mais foi como antes..." (como dito antes, cenas marcantes são aquelas que tem uma gande mudança)

Com isso em mente, poderemos seguir algumas dicas para estruturar e manter uma campanha. Estas idéias procuram reforçar o elo especial que liga as aventuras dos personagens e as torna mais do que caçadas a monstros ou mera acumulação de experiência.