Regra 2: Use sumários e cenas

por LordIvel em

Dicas de mestre para outros mestres.

Isso é algo que todo mundo sabe fazer, seja intuitivamente ou não - mas que você, como Mestre, poderá utilizar melhor se entender melhor.

Sumários são descrições amplas, do tipo: "passam-se três meses, as coisas transcorrem de modo normal". Já as cenas são descrições específicas, como: "Um estranho de sobretudo aborda vocês. Ele tem cabelos longos, uma espessa barba castanha e fala com uma voz soturna. ' O príncipe tem um servicinho para vocês', ele diz. O que mais enerva nesse sujeito é que nunca se pode ver os olhos dele com clareza". Sentiu?

Pois bem, todos sabemos fazer isso, mesmo que seja por intuição. Você, quando conta uma história, não descreve em detalhes cada personagem ou fato - descreve apenas os personagens e fatos mais importantes para a compreensão da história, ou aqueles que terão efeito maior sobre quem escuta. Então, se estamos contando a história de Chapeuzinho Vermelho, que importância tem descrever a casa onde ela vive (de onde ela acabou de sair, e que não aparece mais na história) ou as cores das outras peças de roupa de seu vestuário? (vamos, confesse; você NUNCA teve a MÍNIMA curiosidade em saber isso!)

Mas vamos sistematizar isto um pouco. Comece imaginando a aventura, dividindo-a em partes e colocando uma ordem de importância nestas partes. As partes mais importântes devem ser cenas, as menos importantes devem ser sumários.

Nunca, mas nunca mesmo, faça um sumário de um diálogo com um NPC importante. Quando houver uma situação assim, descreva bem o sujeito e fale em primeira pessoa. Sem perceber, os jogadores vão inconscientemente prestar mais atenção nas cenas, e assim você vai conseguir que eles estejam mais atentos nas partes mais cruciais da aventura. Eles não vão se "cansar" imaginando cada detalhe de um bar ou do comerciante sem relevância para a história, e estarão a todo vapor quando surgir o ancião que vai dar o plano para a destruição dos caçadores de vampiros.

Além disso, o uso sábio de sumários e cenas evita que você, o Mestre, se desgaste imaginando e descrevendo detalhes insignificantes. Utilizando o truque anterior (sobre cativar a atenção logo no início), você pode começar a aventura com uma cena, para capturar a atenção dos jogadores; e depois partir para um sumário, quando eles já estiverem "dentro" da aventura, para explicar melhor as coisas.

Nas aventuras mais simples, é comum que apenas os combates sejam cenas, e todas as outras situações são sumários. ("O lobisomem pardo uiva para a matilha o rapto de sua esposa; Todos em sua forma espectral de lobo avançam pela floresta densa em busca do malfeitor...)