Regra 5: Corte o desnecessário

por LordIvel em

Dicas de mestre para outros mestres.

Essa regra é parecida com aquela sobre sumários e cenas. Pense: em um filme, depois que os policiais descobrem onde o suspeito mora, eles aparecem pegando seus carros, decidindo quem vai dirigir guiando calmamente pelas ruas? Não! A cena corta direto para a casa do danado do suspeito, porque é onde vai ocorrer o próximo fato interessante.

Da mesma forma, suas aventuras devem consistir em coisas interessantes (porque ouvir uma descrição chata no meio do final de semana? Para isso você tem aula de Matemática!). Podem haver pistas falsas, os personagens podem ir por caminhos completamente diferentes, e talvez seja difícil imaginar tudo como "um filme" - mas você deve cortar os excessos. Se nada de importante vai acontecer no caminho até a casa do suspeito, simplesmente corte para lá e diga: "a casa tem um jardim e uma cerca..." ao invés de descrever tudo.

(alguns leitores se queixam das HQs por falta de cenários, como se os quadrinhos fossem retratos e, de alguma forma, ficassem incompletos quando não há nada ao fundo. No entanto, nos mangás é comum que cenários sejam omitidos para melhor destacar um personagem ou uma situação - ou mesmo porque não há nada de interessante para ser mostrado.)

Importante: normalmente são os jogadores que forçam excessos deste tipo (afinal, eles não sabem o que vai ocorrer na aventura, e querem preparar para tudo - é natural querer decidir quem vai em qual lugar do carro, e que está no bagageiro e no porta-luvas). Você como mestre, deve cortá-los sem piedade e tocar a história adiante.