Crônica do Deus Máquina: Vantagens Mentais

por Malphus em

Vantagens Mentais


Expert (*).
Requisito: Perseverança ** e uma Especialização em Perícia.
Efeito: Seu personagem é um mestre numa certa área do conhecimento humano. Escolha uma Especialização em Perícia como requisito para esta Vantagem. Substitua o bônus concedido de +1 por +2.

Senso Comum (***).
Efeito: Uma vez por capítulo, como uma ação instantânea, você pode rolar Raciocínio + Autocontrole e, em caso de sucesso, fazer uma das perguntas abaixo ao narrador que responderá da melhor forma possível. No caso de um Sucesso Excepcional, você pode fazer uma pergunta adicional.


  • Qual seria a pior decisão?
  • O que eu tenho a perder nesta situação?
  • Qual é a decisão mais segura?
  • Estou atrás de uma pista irrelevante para a trama?

Senso do Perigo (***).
Vantagem idêntica a que consta no livro básico Mundo das Trevas.

Senso de direção (**).
Efeito: Seu personagem tem um senso inato de direção e sempre sabe onde fica a direção Norte e não sofre penalidades ao buscar seu caminho de volta.

Memória Eidética (**).
Vantagem idêntica a que consta no livro básico Mundo das Trevas.

Conhecimento Enciclopédico (**).
Efeito: Escolha uma Perícia. Devido a uma profunda imersão (ou obsessão) em certo tópico, seu personagem colecionou infinitos factoides sobre esta Perícia, mesmo se o personagem não possuir um ponto na mesma. Role Inteligência + Raciocínio quando estiver lidando com uma questão em sua área de interesse. Em caso de sucesso, o narrador deve citar um detalhe relevante sobre o problema em questão. Por exemplo, no caso de um Conhecimento Enciclopédico – Medicina: “Vocês lembram daquela vez na série House, em que ele disse que os sintomas não se manifestam antes da adolescência?”

Olho Para o Oculto (**).
Requisito: Perseverança ** e Ocultismo **
Efeito: Apesar de seu personagem não possuir necessariamente conhecimento sobre o sobrenatural, ele reconhece o que é oculto quando o vê. Role Inteligência + Autocontrole. Com um sucesso, o narrador deve dizer se a cena atual tem uma causa sobrenatural e apresentar alguma evidência nesse sentido. Com um Sucesso Excepcional, ele deve lhe contar alguma lenda do folclore local que sugira o tipo de criatura que deixou a evidência. No caso de um problema com causas naturais, um Sucesso Excepcional concede +2 em todas as rolagens referentes à investigação do evento, devido à certeza do personagem de que existe uma explicação lógica para o acontecido.

Reflexos Rápidos (* até ***).
Requisito: Raciocínio *** ou Destreza ***
Efeito: Seu personagem têm reações mais rápidas do que a maioria. +1 na sua Iniciativa por ponto.

Gerência de Prazos (*).
Requisito: Erudição ** ou Ciência **
Efeito: Seu personagem tem experiência em organizar tarefas complexas, traçar metas e cumprir prazos. Reduza pela metade o tempo necessário entre as rolagens de uma ação estendida.

Consciência Holística (*).
Efeito: Seu personagem é perito numa técnica médica não-tradicional, e sabe que ervas podem evitar uma infecção ou que minerais usar para a assepsia de um ferimento. Exceto em situações onde seu paciente sofre de penalidades causadas por dano letal ou por dano agravado, você não precisa de equipamento médico tradicional para tratar e estabilizar ferimentos. Com uma rolagem de Raciocínio + Sobrevivência e acesso à flora diversa como a de uma floresta ou estufa, você pode arrumar os suprimentos necessários para o tratamento.

Indomável (**).
Requisito: Perseverança ***
Efeito: Seu personagem possui uma vontade de ferro. Se uma criatura sobrenatural usar algum poder para influenciar os pensamentos ou as emoções de seu personagem, você soma dois dados à sua parada de dados para resistir ao efeito. Se a rolagem for resistida entre os dois personagens, subtraia dois dados da parada de seu oponente. Note que esta Vantagem se aplica apenas a uma manipulação sobrenatural, e que um truque mundano não será penalizado.

Especialização Interdisciplinar (*).
Requisito: Perícia no nível ** ou maior, com uma Especialização relacionada
Efeito: Escolha uma perícia. Seu personagem pode aplicar o bonus de +1 concedido pela Especialização relacionada a esta Perícia em qualquer outra Perícia do qual você tenha ao menos um ponto, se a ação puder ser justificada na estória. Por exemplo, um doutor com a Especialização anatomia em Medicina pode usar seu bônus quando estiver mirando numa parte específica do corpo de seu inimigo em um ataque com Armamento.

Língua (*).
Efeito: Seu personagem é fluente numa língua além da sua nativa. Escolha uma nova língua toda vez em que adquirir esta Vantagem. O personagem pode ler e escrever nesta língua.

Biblioteca (* até ***).
Efeito: Seu personagem tem acesso a uma imensa quantidade de informação sobre um assunto específico. Escolha uma Perícia mental. Numa rolagem prolongada envolvendo a Perícia escolhida, você soma os pontos gastos nesta Vantagem como dados bonus. Esta Vantagem pode ser adquirida múltiplas vezes para cada nova Perícia escolhida. Seus benefícios podem ser compartilhados com outros jogadores, com a sua permissão.

Mente Meditativa (*, **, ou ****).
Efeito: Sua mente alcança um estado mais elevado mais facilmente do que outras. Com a Vantagem de um ponto, o personagem não sofre penalidades ambientais ao meditar (veja o livro básico do Mundo das Trevas), nem mesmo penalidades por ferimentos.

Com a versão de dois pontos, após meditar com sucesso, ele recebe um bônus de +3 em qualquer rolagem de Perseverança + Autocontrole durante este mesmo dia.

E com a versão de quatro pontos ele precisa de apenas um sucesso na rolagem de meditação para ser beneficiado por um dia, ao invés dos costumeiros quatro sucessos.

Poliglota (*).
Efeito: Seu personagem tem uma grande afinidade com o aprendizado de novas línguas. Para cada vez em que você comprar esta Vantagem, escolha duas Línguas. Você pode conversar com sotaque nas duas línguas. Com uma rolagem de Inteligência + Erudição, você pode ler a língua bem o suficiente para entender o contexto.

Paciente (*).
Efeito: Seu personagem sabe como manter o ritmo de trabalho e fazer um bom serviço da primeira vez. Quando fizer uma rolagem prolongada, você pode fazer mais duas rolagens além do que poderia com a sua soma de Atributo + Perícia.

Treinamento Profissional (* até *****).
Efeito: Seu personagem teve extenso treinamento numa certa profissão. Quando escolher esta Vantagem, crie com o seu narrador uma profissão que envolva duas Perícias. Armas de Fogo e Manha para um policial militar, ou Expressão e Investigação para um repórter de blog de notícias, por exemplo. Os benefícios abaixo são cumulativos com os pontos gastos na Vantagem.

*Networking: você tem conexões dentro de seu grupo profissional. Receba dois pontos em Contatos relacionados à profissão.

**Educação Continuada: fazendo cursos e se mantendo atualizado, seu personagem tem maior probabilidade de sucesso. Quando fizer uma rolagem com uma de suas Perícias relacionadas, você recebe a qualidade de 9 outra vez.

***Conhecimento Especializado: o personagem tem acesso a informações únicas ao seu campo de trabalho. Escolha uma terceira Perícia relacionada e receba mais duas Especializações nas suas Perícias relacionadas.

****Treinamento no Trabalho: você tem acesso a mentores e registros operacionais para alavancar sua carreira. Receba um ponto em uma de suas Perícias relacionadas. E toda a vez em que você aumentar um ponto em uma Perícia relacionada, você recebe um Ato.

*****É Só Rotina: Com tamanha experiência, o uso de suas Perícias garante no mínimo um sucesso marginal. Antes de fazer uma rolagem, você pode gastar um ponto de Força de Vontade para conceder a qualidade de Rotina a uma Perícia relacionada. Esta qualidade permite que você role novamente os dados que não resultaram em sucessos na primeira rolagem.

Tolerante à Biologia (*).
Requisito: Perseverança ***
Efeito: Enquanto outros personagens precisam sobrepujar o choque de testemunhar algo grotesco e mórbido, você se mantém inabalável. Você não precisa fazer rolagens de Autocontrole, Perseverança ou Vigor para resistir ao desgosto de experimentar algo biologicamente incomum. Isto não significa que você seja imune ao medo, e sim que você aceita a natureza e todas as suas formas desagradáveis aos seres humanos.

Observador Treinado (* ou ***).
Requisito: Raciocínio *** ou Autocontrole ***

Efeito: Seu personagem pode não ter uma chance melhor de encontrar coisas, mas tem uma de encontrar coisas importantes. Toda vez em que você fizer uma rolagem de Percepção (normalmente Raciocínio + Autocontrole), você recebe o benefício de 9 outra vez na rolagem. Com a Vantagem de três pontos, você recebe 8 outra vez.


OBS: Lembrando que esta postagem é um trabalho de resumo e tradução do Rodrigo Tadeu, estou apenas fazendo as postagens. Qualquer dúvida ou sugestão a respeito das regras é só deixar um comentário.